O que é
Prótese
Dentária?
O dente perdido precisa ser substituído por prótese dentária para que ocorra o perfeito desempenho das funções mastigatórias, fonéticas e também estéticas. A ausência de elementos dentários causa o desequilíbrio da arcada e pode provocar dores e disfunções na articulação temporomandibular, a ATM. Além de movimentações dentárias, o que gera má oclusão e dificuldade para mastigar os alimentos, prejudicando a saúde geral do paciente.
Mais qualidade de vida
Um sorriso completo contribui para sua mastigação, autoestima e qualidade de vida diária.
Mais segurança
Implantes dentários oferecem a mesma fixação e estabilidade de dentes com raízes naturais.
Mais Rápido
Recupera a estética e funcionalidade do sorriso com eficiência e rapidez até no mesmo dia, dependendo do caso.
Tipos de Prótese Dentária
1. Prótese Fixa
A prótese fixa é aquela que é aparafusada na boca e que não pode ser retirada.
O tipo de prótese fixa deve ser indicada pelo dentista de acordo com o objetivo do tratamento, com a saúde da gengiva e dos ossos.
É indicada para restaurar parcialmente ou totalmente um dente enfraquecido ou que sofreu fratura, substituir um ou mais dentes que foram perdidos.
A higienização bucal deve ser realizada normalmente, sendo recomendado também usar o fio dental, para limpar os espaços entre a prótese e o dente/gengiva.
Para evitar danos à prótese, deve-se também evitar morder alimentos ou objetos muito duros. A visita regular ao dentista é fundamental para garantir a saúde oral e a manutenção da prótese fixa.
2. Fixa Removível
A prótese removível é aquela que pode ser removida da boca e que, por isso, não é aparafusada. Por norma, a prótese é retirada durante a noite para dormir.
Indicada para repor a perda de todos os dentes da parte superior ou inferior da boca, sendo indicada para ajudar a recuperar a fala, a mastigação e a autoestima. A prótese total é recomendada com mais frequência para pessoas idosas, que podem perder os dentes ao longo dos anos, mas também pode ser indicada para pessoas que perderam os dentes devido a doenças ou acidentes, por exemplo.
Para melhorar a estabilidade deste tipo de prótese, o dentista pode recomendar o uso de cremes ou fitas de adesão, que melhoram a fixação da prótese na gengiva. É fundamental retirar a prótese após todas as refeições, lavando com água corrente, escova e pasta de dente. É aconselhado também ir a uma consulta com o dentista a cada 6 meses, para manutenção da saúde bucal e avaliação do implante.
3. Prótese Total
A prótese total, conhecida como dentadura, é um tipo de prótese indicada quando existe a perda total dos dentes. Entretanto, essa prótese tem pouca estabilidade e é pouco confortável durante a mastigação, o que pode atrapalhar a adaptação a este tipo de prótese.
É indicada para substituir a ausência de apenas alguns dentes, ajudando a recuperar a mastigação, a autoestima e evitar danos aos outros dentes. Este tipo de prótese pode, inicialmente, causar náuseas e aumento da produção de saliva, sintomas que melhoram em alguns dias de uso.
É importante retirar a prótese após cada refeição e lavar com água corrente para remover os restos de comida. Em seguida, deve-se escovar a prótese com uma escova de dentes adequada e pasta de dente, enxaguando com água corrente em seguida. Além disso, deve-se realizar a higienização bucal normalmente, com o uso de pasta de dente e fio dental.
4. Prótese Parcial
As próteses parciais são feitas de metal, silicone ou poliamida, sendo indicadas com o objetivo de substituir a falta de somente alguns dentes.
É indicada para substituir a ausência de apenas alguns dentes, ajudando a recuperar a mastigação, a autoestima e evitar danos aos outros dentes. Já a prótese parcial fixa é indicada para restaurar parcialmente ou totalmente um ou mais dentes enfraquecidos ou que sofrerem fratura, ou substituir a perda de um ou mais dentes.
Deve-se retirar a prótese após cada refeição e lavar bem com água corrente, escova e pasta de dentes adequada, enxaguando com água corrente em seguida. Além disso, deve-se realizar a higienização bucal normalmente, com o uso de pasta de dente e fio dental.
Já para as próteses parciais fixas, é importante fazer a higienização bucal normalmente, com o uso do fio dental, que pode ser feito com ajuda de passadores de fio dental.Para evitar danos à prótese, deve-se evitar morder alimentos ou objetos muito duros.
Durante o uso da prótese parcial é fundamental ir a uma consulta com o dentista a cada 6 meses, para manutenção da saúde bucal e avaliação geral do implante.
5. Implante Dentário
O implante dentário é um tipo de prótese que consiste na fixação de um pino no maxilar para substituir a estrutura óssea ou a raiz do dente, servindo, assim, de suporte para a colocação de próteses parciais ou totais fixas.
Indicado quando não existe mais a estrutura óssea e a gengiva não permite o uso de uma prótese removível com conforto e estabilidade.
É importante evitar fumar e mastigar alimentos ou objetos muito duros, porque o implante pode manchar e quebrar. Além disso, é fundamental escovar bem os dentes e usar fio dental após todas as refeições do dia, para evitar manchas e acúmulo de alimentos e bactérias que podem causar inflamação nas gengivas e mau hálito.
Ao usar enxaguatório bucal, deve-se optar pelos tipos sem álcool, para prevenir a degradação do material do implante. O acompanhamento de um dentista a cada 6 meses é fundamental para manutenção da saúde bucal e avaliação geral do implante.
Implante Qualidade de Vida no seu Sorriso!
Mitos e verdades sobre prótese dentária
Saiba o que é ou não verdade sobre as próteses dentárias e tire suas dúvidas a respeito desse importante assunto:
Verdade. Os especialistas não recomendam o uso de prótese dentária para pacientes que têm problemas causados por vírus.
Verdade. Se você tem alguma doença periodontal, mesmo que não seja grave, não é recomendado usar uma prótese dentária.
Mito. A prótese pode ter fabricação 100% personalizada, permitindo ao paciente escolher até a cor das gengivas. Os dentes são confeccionados com material que os deixam idênticos aos naturais.
Mito. As visitas regulares ao dentista devem ser mantidas a cada 6 meses, para avaliação e limpeza. A sua prótese deve ser ajustada, caso haja necessidade e para evitar possíveis desconfortos.
Mito. A higiene bucal de pacientes com prótese dentária deve ser mantida com uma correta escovação 3 vezes ao dia e o uso do fio dental após as principais refeições.
Mito. Toda prótese, inclusive as removíveis, necessitam de uma eficiente higienização diária. Aliás, essas peças devem ser escovadas fora da boca, para uma limpeza mais eficiente.