Início » você sabe o que é flexibilidade metabólica?

você sabe o que é flexibilidade metabólica?

A flexibilidade metabólica é a capacidade do organismo de se adaptar ao combustível que tem disponível, para manter suas funções vitais e fundamentais. Ou seja, se eu tenho um carboidrato disponível, o corpo, por meio da flexibilidade metabólica, irá encontrar a melhor maneira de metaboliza-lo, se adaptando a esses possíveis excesso de carboidrato, Da mesma maneira que se eu tiver excesso de gordura, também terá capacidade de usar a gordura como fonte de energia. Ou seja, é simplesmente uma adequação do organismo a uma situação ou nutriente, onde conseguimos utilizar de maneira eficiente carboidrato e gordura como fonte de energia.

Pesquisas sugerem que a variedade de mudanças no estilo de vida e no ambiente pode estar impulsionando pelo menos uma parte do aumento da prevalência de diversas doenças. Assim, quando há falta de algum nutriente, começamos a perceber o surgimento de doenças como, diabetes mellitus, esteatose hepática e resistência insulínica, tendo como denominador comum, a inflexibilidade metabólica. Então, para prevenção de doenças podemos utilizar a flexibilidade metabólica de forma eficiente para utilização de principalmente gordura, como combustível energético. Além disso, concomitantemente acontecerá a modulação de genes importantes, combatendo o estresse oxidativo e protegendo as mitocôndrias, com o devido equilíbrio.

A inflexibilidade metabólica, assim é a perda da capacidade do organismo de se adequar aos combustíveis disponíveis, sendo a origem de diversas doenças metabólicas como a pandemia da obesidade. Assim , quando temos um indivíduo obeso, no estado inflexivel, ele não consegue utilizar de maneira adequada nenhum dos macronutrientes como combustível energético e é por este motivo que ele acabar tendo ácido graxos livres na corrente sanguinea.

Assim, entendemos a importância de um bom manejo nutricional, individualizado, e eficiente é fundamental na construção de um corpo saudável. Pois, estudos recentes avaliando dietas com baixo teor de gordura ou baixo teor de carboidratos mostram que em relação à perda de peso, os resultados são semelhantes entre ambos os grupos, ou seja, a individualidade deve ser levada em consideração, para saber qual indivíduo se encaixa melhor em diferentes dietas de acordo com seus contextos e perfil genético.

Fonte original do Artigo