Início » Liraglutida. Para que serve este medicamento?

Liraglutida. Para que serve este medicamento?

por Nossa Clínica

 

A prevalência de obesidade em todo o mundo quase dobrou desde 1980, com estimativas atuais de 2,1 bilhões em 2013. O sobrepeso e a obesidade levam a inúmeras condições adversas, incluindo diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral e certos tipos de câncer. A disseminação mundial da obesidade e das comorbidades associadas não apenas ameaça a qualidade de vida, mas também representa um fardo econômico significativo.

Embora a cirurgia bariátrica tenha se mostrado uma opção viável de tratamento para os obesos mórbidos, há claramente a necessidade de alternativas menos invasivas. Pesquisas recentes sugeriram que análogos de longa ação do hormônio intestinal, glucagon-like peptide 1 (GLP-1), podem ter potencial como um tratamento antiobesidade. O agonista do receptor de GLP-1, liraglutida (nome comercial Saxenda), foi recentemente aprovado pela Food and Drug Administration dos EUA, como uma opção de tratamento da obesidade e demonstrou em ensaios clínicos ser eficaz na redução e manutenção da perda de peso corporal.

Hoje, a Liraglutida é reconhecida popularmente como um medicamento aprovado para o tratamento da obesidade, tanto na adolescência, quanto na fase adulta. A Liraglutida é principalmente utilizada no tratamento do diabetes tipo 2, mas também recebeu aprovação para o uso no tratamento da obesidade. Esse medicamento é um análogo do hormônio GLP-1 (peptídeo semelhante ao glucagon-1), que é naturalmente produzido pelo corpo após a ingestão de alimentos e desempenha um papel importante na regulação dos níveis de açúcar no sangue.

Em um ensaio clínico randomizado e duplo-cego, que consistiu em um período de tratamento de 56 semanas e um período de acompanhamento de 26 semanas, incluímos adolescentes (12 a <18 anos de idade) com obesidade e uma resposta pobre apenas à terapia de estilo de vida. Os participantes foram aleatoriamente designados (1:1) para receber liraglutida (3,0 mg) ou placebo por via subcutânea, uma vez ao dia, além de terapia de estilo de vida.

Em adolescentes com obesidade, o uso de liraglutida (3,0 mg) mais terapia de estilo de vida, levou a uma redução significativamente maior no escore de desvio-padrão do IMC, do que placebo mais terapia de estilo de vida.

Quando aplicada ao tratamento da obesidade, a Liraglutida pode ser prescrita como parte de uma abordagem abrangente de gerenciamento de peso, que inclui dieta e exercícios físicos. Ela pode auxiliar na redução do peso corporal e na melhoria dos fatores de risco associados à obesidade, como pressão arterial elevada e perfil lipídico anormal.

É essencial que você discuta com um profissional de saúde, para compreender os benefícios e riscos associados ao uso desse medicamento e receber orientações personalizadas, com base em suas condições individuais.

Referências:

KELLY, Aaron S.; AUERBACH, Pernille; BARRIENTOS-PEREZ, Margarita; GIES, Inge; HALE, Paula M.; MARCUS, Claude; MASTRANDREA, Lucy D.; PRABHU, Nandana; ARSLANIAN, Silva. A Randomized, Controlled Trial of Liraglutide for Adolescents with Obesity. New England Journal Of Medicine, [s.l.], v. 382, n. 22, p. 2117-2128, 28 maio 2020. Massachusetts Medical Society.

Fonte original do Artigo

Você pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais