Início » O que é a Candidíase? Causa, sintomas e tratamento

O que é a Candidíase? Causa, sintomas e tratamento

Você sabia que a candidíase ocorrerá em aproximadamente 75% das mulheres pelo menos uma vez durante suas vidas?

Ela é uma infecção muito comum, mas você sabe como ela é causada?

Eu sou a Rafaela, ginecologista da Dedicae, e nesta matéria vamos conversar um pouco sobre a candidíase!

Vamos juntas?

Começando pelo começo

Afinal, o que é candidíase?

A Candida é um fungo que coloniza habitualmente nosso trato digestivo. Portanto, quando em equilíbrio com os demais componentes da nossa população de microorganismos normais (a nossa microbiota), ela não traz prejuízo a nossa saúde.

Em situações de baixa imunidade ou desequilíbrio da flora vaginal, o fungo, que já está presente no organismo, consegue se proliferar mais, já que o corpo perde os recursos necessários para contê-lo. Desse modo, dá-se início a um evento inflamatório-infeccioso, conhecido como candidíase

Gravidez, diabetes, obesidade, doenças que comprometem a imunidade, uso de antibióticos, alguns hábitos alimentares ou de higiene podem contribuir para surgimento ou recorrência de candidíase. Ela ocorrerá em algum momento para a maioria das mulheres, contudo, não é considerada uma infecção sexualmente transmissível.

Rafa, como sei se tenho candidíase?

Sintomas da candidíase

Na maioria das vezes, o episódio se manifesta com a presença de:

• corrimento vaginal branco, com grumos (tipo coalhada) e sem odor;
  • coceira da área genital;
  • vermelhidão;
  • ardência e desconforto ao urinar.

A intensidade desses sintomas pode variar de mulher para mulher. Para o tratamento adequado, o exame físico é muito importante. Contudo, para o diagnóstico, na grande maioria dos casos, não é necessário nenhum exame complementar.

Rafa, no meu Papanicolau acusou Candida, tenho candidíase?

Como é feito o diagnóstico

Pelo contrário do que se possa pensar, para avaliar corrimento genital, não é necessário realizar coleta de preventivo (Papanicolau). Esse exame tem a finalidade de detectar a presença de células que possam estar relacionadas a uma lesão pré-cancerosa ou até mesmo cancerosa do colo uterino. Então, o objetivo do preventivo é exclusivamente a prevenção do câncer de colo uterino e ele não é indicado para avaliação rotineira de corrimento vaginal.

Em alguns casos, o exame preventivo pode acusar achado de Candida. Na ausência de sintomas, o tratamento não está indicado, uma vez que uma parcela da população feminina tem colonização vaginal de Candida sem apresentar a doença candidíase. Então fique tranquila, se no Papanicolau acusou presença de Candida, não necessariamente você tem candidíase!

Como é feito o tratamento?

O tratamento da candidíase

Após o diagnóstico, o tratamento pode ser realizado de diversas formas, com opções de orais ou tópicos, como pomadas, cremes ou óvulos.

Além disso, é importante avaliar se há alguma condição que pode estar predispondo a candidíase. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de probiótico para recompor a flora vaginal e propiciar um ambiente mais saudável para evitar recorrência de desequilíbrio.

Não se preocupe, a candidíase não é sexualmente transmissível e o tratamento do parceiro ou parceira só é necessário quando há sintomas.  Portanto, se você está suspeitando estar com Candidíase, converse com sua ginecologista para avaliar o seu caso e ver o melhor tratamento para você!

E conte sempre com a Dedicae! Estamos juntas nessa e em todas as fases da sua vida!

Para acompanhar nossos conteúdos, nos siga no Instagram. Por lá podemos conversar mais!

Fonte Original do Artigo