Início » Sem precisar de dieta e exercício, Wegovy® e Ozempic® funcionam bem para emagrecimento?

Sem precisar de dieta e exercício, Wegovy® e Ozempic® funcionam bem para emagrecimento?

por Nossa Clínica

Wegovy® e Ozempic® possuem como princípio ativo a semaglutida, um agonista seletivo do receptor GLP-1 de ação prolongada que imita ou age no mesmo receptor que o hormônio endógeno incretina. O uso desses medicamentos está associado a efeitos positivos na perda de peso, ou seja, estes apresentam benefícios na redução de ingestão de energia por meio do estímulo de sensação de saciedade e satisfação.

Assim, por conta dos seus efeitos no peso corporal, o uso do Wegovy® e Ozempic® pode ser benéfico para o emagrecimento, mas apesar disso, seu uso individual não basta para emagrecer, pois são apenas um adjuvante nesse processo. Dessa forma, intervenções no estilo de vida, que incluem uma dieta saudável e aumento da atividade física, têm sido amplamente recomendadas para reduzir o risco de complicações relacionadas à obesidade, bem como à própria obesidade. Ou seja, a alimentação está intimamente ligada ao emagrecimento, sendo esta a base desse processo.

Quando o objetivo é emagrecer, o balanço energético, a relação entre as calorias que o corpo gasta e a quantidade energética fornecida pelos alimentos, é um ponto fundamental. Isto é, quando o balanço energético encontra-se negativo, quando nós ingerimos menos calorias do que gastamos, nosso corpo tende a perder peso. Por isso, se faz necessário estratégias de déficit calórico para favorecer o processo de emagrecimento, principalmente quando se faz o uso dessas medicações. Diretrizes que envolvem o tratamento de sobrepeso e obesidade, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil, colocam exercícios moderados a vigorosos e diminuição da ingestão calórica como um dos primeiros passos da intervenção.

É importante lembrar que, durante a restrição calórica, a primeira fase do emagrecimento é rápida e dura entre alguns dias a um mês; mas isto é seguido por uma segunda fase caracterizada por um emagrecimento mais lento, o que torna o exercício físico uma parte fundamental no processo de emagrecimento. Dessa forma, a atividade física e o treinamento físico são estratégias que podem ajudar a promover e manter o emagrecimento em pacientes com obesidade ou com sobrepeso.

Juntamente com a restrição calórica e o uso de medicamentos, a qualidade do plano alimentar também pode influenciar na perda de peso. Isso quer dizer que nem tudo gira em torno das calorias, porque a qualidade dos alimentos consumidos influenciam significativamente na redução de peso corporal. Por isso, deve-se investir em alimentos in natura e minimamente processados, ou seja, aqueles mais naturais, como indica o Guia Alimentar da população Brasileira, bem como deve-se evitar os alimentos ultraprocessados, aqueles que possuem um alto grau de industrialização.

Por fim, os principais fatores de proteção para a manutenção do emagrecimento incluem a adesão a altos níveis de atividade física e dietas com baixo teor calórico. Outrossim, a baixa adesão a esses fatores estão associados a dificuldade em manter o emagrecimento. Vale destacar que a eficácia da atividade física na manutenção do emagrecimento é limitada pela adesão do paciente, tornando-se uma questão complexa que envolve aspectos físicos, fisiológicos e comportamentais.

ARTIGO RELACIONADO

A relação entre a inflamação e o emagrecimento

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

ABESO. Diretrizes Brasileiras de Obesidade. São Paulo, 2016, 4ª Edição.

Balfour, James. and Joshua Boster. “Physical Activity And Weight Loss Maintenance.” StatPearls, StatPearls Publishing, 2 October 2022.

Raynor, Hollie A, and Maya Vadiveloo. “Understanding the Relationship Between Food Variety, Food Intake, and Energy Balance.” Current obesity reports vol. 7,1 (2018): 68-75. doi: 10.1007/s13679-018-0298-7

GomesH. K. B. C., e TrevisanM. O Uso Do Ozempic (semaglutida) Como Medicamento off Label No Tratamento Da Obesidade E Como Auxiliar Na Perda De Peso. Revista Artigos. Com, Vol. 29, June 2021, p. e7498,

Singh, Gurdeep et al. “Wegovy (semaglutide): a new weight loss drug for chronic weight management.” Journal of investigative medicine : the official publication of the American Federation for Clinical Research vol. 70,1 (2022): 5-13. doi:10.1136/jim-2021-001952

Fonte original do Artigo

Você pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais