Ozempic® é um medicamento injetável, que possui a semaglutida como princípio ativo. Sua principal indicação é para o tratamento da diabetes mellitus tipo 2 juntamente com dietas e exercícios. Além disso, esse fármaco é frequentemente utilizado de forma off label para o tratamento da obesidade!
Por outro lado, o Saxenda® é um medicamento de aplicação subcutânea indicado para o tratamento de redução de peso em adultos com sobrepeso e obesidade, isto associado a uma dieta hipocalórica e ao aumento da prática de exercício físico. Seu princípio ativo é a liraglutida, um composto semelhante à semaglutida encontrado na Ozempic, que causa a redução do apetite do paciente e uma consequente perda de peso.
Quando comparados, as principais diferenças observadas entre os medicamentos em questão são a periodicidade das aplicações, o princípio ativo e o aval da Anvisa, como discutidos a seguir.
Aval da Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é responsável pelo registro de medicamentos em todo o território nacional. Ou seja, para qualquer produto que seja feito alegações terapêuticas, independente da sua origem, deve ser considerado medicamento e necessita de um registro na Anvisa para sua fabricação e comercialização.
Além desse registro, a agência em questão deixa claro a indicação de cada medicamento aprovado. Dessa forma, a primeira diferença entre o Saxenda® e o Ozempic® estão em suas indicações!
No caso do Saxenda®, a Anvisa indica seu uso para adolescentes e adultos, associado com aconselhamento nutricional e prática de atividade física, para o controle do peso corporal acima de 60 kg e obesidade, com um IMC de 30 kg/m2. Por outro lado, o Ozempic® é aprovado para ser utilizado como adjuvante à dieta e exercícios físicos com o objetivo de melhorar o controle glicêmico em adultos com diabetes mellitus tipo 2.
Periodicidade das aplicações
O segundo ponto que diferencia esses medicamentos é a periodicidade das aplicações. Em relação ao Ozempic®, este é administrado uma vez na semana e sua dosagem pode variar de 0,25 mg a 1 mg, a depender da fase do tratamento. Enquanto o Saxenda® é administrado uma vez ao dia, com uma dosagem de 0,6 mg por uma semana, aumentando em 0,6 mg semanalmente para atingir a dosagem alvo de 3 mg uma vez ao dia.
Princípio ativo
Por fim, o princípio ativo de ambos medicamentos também é diferente! O Saxenda® tem como princípio ativo a liraglutida, um agonista do receptor do peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1) que, além de estimular a liberação de insulina e inibir a secreção de glucagon, retarda o esvaziamento gástrico e aumenta a saciedade após a alimentação. Outrossim, o Ozempic® possui como princípio ativo a semaglutida, que também é um agonista do GLP-1 utilizado para tratamento do diabetes mellitus tipo 2, e de forma “off label” para o tratamento do sobrepeso e obesidade.
—
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Anvisa. Registro de novos medicamentos: saiba o que é preciso. Novembro, 2018.
Anvisa. Wegovy (semaglutida). Janeiro, 2023.
Anvisa. Saxenda (liraglutida): nova indicação. Novembro 2020
“Liraglutide (Saxenda) for weight loss.” The Medical letter on drugs and therapeutics vol. 57,1471 (2015): 89-90.
Singh, Gurdeep et al. “Wegovy (semaglutide): a new weight loss drug for chronic weight management.” Journal of investigative medicine : the official publication of the American Federation for Clinical Research vol. 70,1 (2022): 5-13. doi:10.1136/jim-2021-001952