Os agentes da arte
A evolução da humanidade é marcada pela arte. Nos primórdios da civilização, ainda na pré-história, a arte já estava presente como provam as inúmeras pinturas rupestres representadas nas paredes de diversas cavernas espalhadas pelo mundo. É pela arte, em todas as suas formas, que a sociedade é registrada e moldada.
Hoje, tempos difíceis, estamos passando por um momento muito peculiar. Os agentes da arte, seus atores e instrumentos de apoio, estão sendo questionados, às vezes de forma muito ríspida, por pessoas e organismos que não tem sensibilidade e nem competência para fazê-lo. A arte é o esteio da civilidade, é o que sensibiliza a sociedade, tornando-a mais tolerante e palatável.
Estamos fazendo aqui a abertura para visitação às obras selecionadas para compor o catálogo de mais uma Bienal das Artes do Vale do Rio Doce. São trabalhos de artistas de nossa cidade e região que, com sensibilidade e dedicação, expressam nosso cotidiano através das pinturas, gravuras, esculturas, fotos, etc. O artistas, este ser especial, tem que receber de nós, sociedade, todo apoio e incentivo para que produzam cada vez mais e com melhor desempenho. Nós precisamos dos artistas, pois são eles que nos fazem mais receptivos, acolhedores e seres humanos de melhor qualidade.
Geraldo Vilar
Diretor Geral da Nossa Clínica
A II Bienal das Artes
do Vale do Rio Doce
A Sociedade valadarense terá a oportunidade mais uma vez de admirar nas exposições e nos murais artísticos que serão oportunizados durante todo o ano de 2020, um misto de suavidade leveza e magia de cada artista participante com seus estilos, técnicas e categorias.
Esta é mais uma realização da Nossa Clínica, empresa de saúde: Clínica Dr. Omar Murta cujo diretor Geral Sr. Geraldo Vilar, admirador das artes que quis fomentar a arte e cultura em nossa região e com algumas parcerias como a Prefeitura Municipal de Governador Valadares através da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, Digital Sign, Sociedade Recreativa Filadélfia, João Fonseca “Lighting Designer” conseguiremos realizar mais uma edição da Bienal das Artes que vem enriquecer o cenário Cultural Valadarense.
Clores Dias de Andrade Lage
Curadora da II Bienal das Artes do Vale do Rio Doce
Homenagem Póstuma
Juarez Luiz Nunes
Artista Valadarense, possuidor de um estilo único, registrava em suas telas e seus objetos a sua personalidade. Possuía um ateliê na Rua Israel Pinheiro onde seus trabalhos eram expostos para apreciação e venda. Participava sempre de exposições e seus traços confirmava a sensibilidade artística latente. Juarez
Mural Artístico
1° lugar
Quirino Rosa
Título – O Vício Mata
• Pintura, desenho,
gravura e arte digital
1° lugar
Paulo César da Costa Pinheiro
• Escultura e objeto tridimensional
Título: Totem
1° lugar
Clóvis Moreira Costa
Título: Morte e Vida
• Fotografia