Tempo de leitura: 3 minutos
A trombose venosa profunda (TVP) ocorre quando o sangue localizado nas veias profundas sofre uma coagulação exagerada, levando à interrupção do fluxo sanguíneo nesses vasos.
Quando a trombose venosa profunda acontece nos membros inferiores (coxas e pernas), essa interrupção ocasiona dores intensas, principalmente nas panturilhas, inchaço, endurecimento das panturilhas (“batata das pernas”) e cianose em alguns casos. Os sintomas são semelhantes quando a TVP acomete os membros superiores.
Quem possui um maior risco de desenvolver a trombose venosa?
Algumas pessoas possuem um risco elevado para essa doenças, por possuirem condições na qual o fluxo sanguíneo fica lentificado ou por situações na qual o organismo encontra-se num estado favorável para formação de trombos, são elas:
- Acamados ou com mobilidade reduzida
- Portadores de neoplasias
- Grávidas
- Portadores de trombofilias
- Idosos
- Pessoas que se submeteram à cirurgias recentes
- Obesos
- Usuárias de anticoncepcionais
Quais as causas da trombose venosa?
As causas primárias podem ser dividas em três:
Lesão do vaso
Algumas cirurgias ou traumas que levam a lesão das veias apresentam um risco maior de acontecer uma coagulação exagerada dentro daquele vaso
Lentificação do fluxo sanguíneo
Situações como viagens longas de avião, mobilidade reduzida e obesidade levam à essa lentificação do fluxo, propiciando a trombose
Trombofilias
São doenças, algumas genéticas e auto-imunes, que por uma falta de anticoagulantes naturais ou presença de anticorpos levam à um estado no qual o sangue tem uma chance maior de coagular de forma exagerada.
Geralmente ocorre uma associação desses fatores, por exemplo, uma mulher que toma anticoncepcionais e faz uma viagem longa de avião, são dois fatores de risco associados, potencializando as chances de uma trombose acontecer.
Sintomas da trombose venosa: Como identificar?
Ela geralmente se manifesta de forma aguda e abrupta. Os sintomas mais comuns são:
- Dor intensa
- Edema
- Empastamento (“endurecimento”) das panturilhas
Quando acomete as pernas o mais comum é acometer apenas uma perna, isso ajuda muito o médico vascular a fazer o diagnóstico da trombose, pois quando os sintomas de dor e edema são de longa data e se apresentam nas duas pernas, tendemos à afastar esse diagnóstico.
Exames para trombose
O principal exames que usamos para afastar a presença da trombose venosa profunda é o ultrassom venoso com doppler, esse exame é feito de maneira rápida e segura, além de não possuir nenhuma contra-indicação e pode afirmar com quase 100% de certeza que o paciente possui ou não a doença.
Tratamento
O tratamento é a base de medicamentos anticoagulantes (que “afinam” o sangue) e tem um média de 6 meses de duração, alguns pacientes com risco elevado tendem a usar a medicação por mais tempo.
Em casos muito graves e recentes pode ser tentado a desobstrução cirúrgica da veia acometida.
Além de medicações para ajudar no controle da dor e edema. Tendemos a prescrever meias elásticas após passado a fase mais crítica do problema.
Preparei esse vídeo onde eu explico um pouco mais sobre esse problema tão famoso e tão temido…Confira abaixo!