Trombose Venosa Profunda: Sintomas, Causas e Tratamento

 

Tempo de leitura: 3 minutos

A trombose venosa profunda (TVP) ocorre quando o sangue localizado nas veias profundas sofre uma coagulação exagerada, levando à interrupção do fluxo sanguíneo nesses vasos.

Quando a trombose venosa profunda acontece nos membros inferiores (coxas e pernas), essa interrupção ocasiona dores intensas, principalmente nas panturilhas, inchaço, endurecimento das panturilhas (“batata das pernas”) e cianose em alguns casos. Os sintomas são semelhantes quando a TVP acomete os membros superiores.

Quem possui um maior risco de desenvolver a trombose venosa?

Algumas pessoas possuem um risco elevado para essa doenças, por possuirem condições na qual o fluxo sanguíneo fica lentificado ou por situações na qual o organismo encontra-se num estado favorável para formação de trombos, são elas:

  • Acamados ou com mobilidade reduzida
  • Portadores de neoplasias
  • Grávidas
  • Portadores de trombofilias
  • Idosos
  • Pessoas que se submeteram à cirurgias recentes
  • Obesos
  • Usuárias de anticoncepcionais

Quais as causas da trombose venosa?

As causas primárias podem ser dividas em três:

Lesão do vaso

Algumas cirurgias ou traumas que levam a lesão das veias apresentam um risco maior de acontecer uma coagulação exagerada dentro daquele vaso

Lentificação do fluxo sanguíneo

Situações como viagens longas de avião, mobilidade reduzida e obesidade levam à essa lentificação do fluxo, propiciando a trombose

Trombofilias

São doenças, algumas genéticas e auto-imunes, que por uma falta de anticoagulantes naturais ou presença de anticorpos levam à um estado no qual o sangue tem uma chance maior de coagular de forma exagerada.

Geralmente ocorre uma associação desses fatores, por exemplo, uma mulher que toma anticoncepcionais e faz uma viagem longa de avião, são dois fatores de risco associados, potencializando as chances de uma trombose acontecer.

Sintomas da trombose venosa: Como identificar?

Ela geralmente se manifesta de forma aguda e abrupta. Os sintomas mais comuns são:

  • Dor intensa
  • Edema
  • Empastamento (“endurecimento”) das panturilhas

Quando acomete as pernas o mais comum é acometer apenas uma perna, isso ajuda muito o médico vascular a fazer o diagnóstico da trombose, pois quando os sintomas de dor e edema são de longa data e se apresentam nas duas pernas, tendemos à afastar esse diagnóstico.

Exames para trombose

O principal exames que usamos para afastar a presença da trombose venosa profunda é o ultrassom venoso com doppler, esse exame é feito de maneira rápida e segura, além de não possuir nenhuma contra-indicação e pode afirmar com quase 100% de certeza que o paciente possui ou não a doença.

Tratamento

O tratamento é a base de medicamentos anticoagulantes (que “afinam” o sangue) e tem um média de 6 meses de duração, alguns pacientes com risco elevado tendem a usar a medicação por mais tempo.

Em casos muito graves e recentes pode ser tentado a desobstrução cirúrgica da veia acometida.

Além de medicações para ajudar no controle da dor e edema. Tendemos a prescrever meias elásticas após passado a fase mais crítica do problema.

Preparei esse vídeo onde eu explico um pouco mais sobre esse problema tão famoso e tão temido…Confira abaixo!

Fonte Original do Artigo

Related posts

Cateterismo Cardíaco

Angioplastia:

7 melhores dicas do Cirurgião Vascular

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Ler Mais