Cuidar da saúde bucal é muito importante, principalmente quando for o caso das crianças. No entanto, por diversos motivos, procedimentos mais avançados podem ser necessários. O grande questionamento é se o tratamento de canal em dentes de leite (também chamado de tratamento endodôntico) pode ser realizado, já que a maior dúvida entre os responsáveis é se os dentes de leite possuem raízes. A resposta é SIM, dentes de leite possuem raízes, consequentemente, possuem canal.
O tratamento de canal, inclusive, é um dos mais buscados nas clínicas odontológicas, mas, por ser mais detalhista, surgem inúmeras dúvidas em relação à sua realização.
Sabendo disso, neste artigo, iremos explicar tudo sobre esse tratamento, além de responder como o procedimento pode ser realizado em dentes de leite. Confira!
O que é o tratamento de canal?
Antes de saber como é possível fazer o tratamento de canal em dentes de leite, é preciso entender o que é e como funciona esse procedimento. Basicamente, é o processo em que o profissional realiza a retirada da polpa do dente.
A polpa do dente é um tecido mole, responsável por dar vitalidade ao dente e localizado logo abaixo do esmalte dentário e da dentina. Assim, na sua composição, estão presentes vasos sanguíneos, fibras e nervos.
O tratamento de canal é necessário, pois, em diversas situações, a polpa dentária pode ser infeccionada ou até mesmo morta. Dessa forma, gera a necessidade de sua remoção.
Entre os principais motivos que podem causar danos ou infecções da polpa dentária estão cáries profundas, dentes quebrados ou até mesmo trauma forte que cause algum dano aos dentes. Afinal, todos esses acontecimentos podem acabar gerando a inflamação ou, inclusive, expor a polpa diretamente.
A partir disso, surge a importância desse procedimento. Afinal, no tratamento de canal, retira-se a polpa do dente. Com isso, o espaço que fica é saneado, instrumentado e seco, acontecendo o seu devido preenchimento.
Tratamento de canal em dentes de leite
Você sabia que o dente de leite conta com a mesma estrutura que um dente permanente? Por isso, é possível fazer o tratamento de canal em dentes de leite. Ou seja, o procedimento acontece da mesma forma – independente do tipo de dente.
A diferença existente entre tratamento de canal em dentes permanentes e em dentes de leite, é que nesses últimos a técnica em si é um pouco distinta, sendo necessário lançar mão de profissionais habilidosos e especialistas em odontopediatria para conduzir com exatidão e sucesso o tratamento.
A partir de uma consulta com um odontopediatra, responsável pelos cuidados à saúde bucal de crianças, podem realizar o procedimento de recuperação da parte interna (a polpa do dente), removendo o tecido e, consequentemente, vedando o canal.
Além disso, os exames prévios (as radiografias odontológicas) e os equipamentos são semelhantes ao do tratamento para os dentes permanentes.
O procedimento, inclusive, é extremamente importante, pois quando os dentes de leite acabam ficando comprometidos, pode-se afetar o desenvolvimento dos futuros dentes permanentes.
Uma grande dúvida dos responsáveis é se há mesmo necessidade do tratamento de canal, se não se pode optar pela extração do dente de leite, já que em algum momento ele irá cair. A resposta é NÃO, uma extração não substitui um tratamento endodôntico. Um dente de leite perdido precocemente gera diversas consequências, como a perda do espaço para o nascimento do dente sucessor permanente. Por isso, mais uma importância do tratamento de canal.
Quando é indicado?
Como conta com a mesma estrutura, o tratamento de canal em dentes de leite é indicado nas mesmas situações em que esse procedimento seria indicado para os dentes permanentes.
Ou seja, indicamos quando há cárie profunda, for comprometido por um trauma, estiver com um quadro de sensibilidade dentária bem aguda ou se estiver afetado por qualquer outra situação.
Faça o procedimento em uma clínica de confiança
Vale destacar que, por mais que seja um procedimento bastante efetivo, é preciso muito cuidado em relação ao tratamento, principalmente quando for tratamento de canal em dentes de leite, uma vez que se tratará de um tratamento infantil, requerendo maior habilidade e boas técnicas.
Dessa maneira, é fundamental que você encontre um profissional e/ou clínica de confiança, como a Villa Odontologia Avançada. A partir disso, você pode encontrar o melhor caminho de tratamento. O odontopediatra quem conduzirá o caso.
Quer saber mais sobre a sua saúde bucal, além do tratamento de canal em crianças? Acompanhe os conteúdos do blog! Não se esqueça de seguir nas redes sociais.
Saiba mais
Conheça nossa clínica
Fonte do Artigo