Um sorriso bem alinhado é o sonho de muitas pessoas, inclusive as mais novas. Para isso, o aparelho ortodôntico é o principal aliado. Por isso, você já parou para se perguntar: quando crianças podem começar a usar aparelho? Será que realmente existe uma faixa etária ideal para o uso?
De acordo com dentistas, crianças e adolescentes podem sim fazer o uso do aparelho ortodôntico. No entanto, é muito importante destacar que alguns cuidados são necessários. Por exemplo, a criança necessita passar por uma avaliação, a fim de saber se já pode ou se realmente precisa iniciar o tratamento.
Caso você esteja se perguntando quando crianças podem começar a usar aparelho, separamos um conteúdo exclusivo e repleto de informações, a fim de sanar essas dúvidas. Somos especialistas na área há 20 anos e nossas primeiras crianças já cresceram e já trazem seus filhos.
Quando crianças podem começar a usar aparelho?
O primeiro motivo que temos para iniciar o tratamento ortodôntico em uma criança é corrigir alguma alteração de crescimento nos ossos da face. Durante a infância, conseguimos controlar este crescimento. Aliás, somente durante a infância conseguimos controlar este crescimento. Por isto é muito importante conhecer o paciente na fase inicial da vida.
Enquanto o paciente está em crescimento, o ele é chamado de ortodontia interceptativa. Explicamos aos pais que esta é a fase em que estamos construindo a base da casa. Estamos preparando os ossos da face para suportar os dentes. Novamente, a fase da ortodontia interceptativa é muito importante pois a criança só cresce uma vez e se não corrigirmos alterações de crescimento nesta fase, não é possível corrigir depois.
Como exemplo de alterações interceptadas na infância podemos citar as mordidas cruzadas que são as mais comuns, as deficiências de crescimento da mandíbula ou maxila, falta de espaço para os dentes e mais uma série de alterações que se devem ser corrigidas durante o crescimento.
Geralmente o tratamento é rápido porém exige disciplina por parte do paciente e dos pais. O projeto de tratamento envolve um tempo certo com o aparelho certo pois o paciente está crescendo e temos que usar este crescimento para obter nosso resultado.
Portanto, a melhor resposta para ‘Quando crianças podem começar a usar aparelho?’ É a partir do momento em que o ortodontista detecta uma alteração de crescimento nos ossos da face.
Leia mais: O que é a Mordida Cruzada.
Faça uma avaliação
Quando a criança está por volta dos 3 anos, os de leite já nasceram e pode se detectar alterações como mordidas cruzadas. Dessa maneira, para saber exatamente quando crianças podem começar a usar aparelho, é fundamental que se faça uma avaliação com o ortodontista especialista. Nesta consulta, o dentista identifica se existem problemas em relação ao posicionamento do dente e da mandíbula.
O mais importante é o raciocínio que uma alteração no crescimento da criança pode gerar uma má oclusão que funciona como um estímulo de crescimento errado no período que a criança mais cresce. Além disso, a avaliação garante que os primeiros dentes permanentes da criança não sejam prejudicados. Afinal, com o olhar clínico do dentista, é possível entender quais são os cuidados necessários.
Ou seja, quando crianças podem começar a usar aparelho? A idade ideal varia, segundo o problema encontrado. A partir da avaliação, o dentista indica qual o melhor tratamento e o melhor momento para ser aplicado.
Vale destacar que para obter o maior sucesso no tratamento, o tempo em que o paciente vai usar o aparelho deve ser levado em consideração. Ou seja, quanto maior o tempo que a criança utilizá-lo, mais rápido será a correção.
Portanto, agora que você sabe a partir de quando as crianças podem começar a usar aparelho, não perca mais tempo e encontre uma clínica de confiança, a fim de obter os melhores resultados do mercado.
Para toda a família, o mais indicado é a Villa Odontologia Avançada, clínica tradicional, com mais de 20 anos no mercado. Fique por dentro de todos os assuntos. Por isso, visite agora mesmo o nosso blog!
Não se esqueça de conhecer mais sobre a nossa clínica e esclareça todas as suas dúvidas.Fonte do Artigo