Qual o Tratamento do Bruxismo?

 

Em resumo, o bruxismo é o hábito de apertar os dentes. Ele está associado com o aumento das tensões stresse e ansiedades do dia a dia. Mas a pergunta feita por todos é: como tratar o bruxismo ou como parar de ranger os dentes?

Com base no conhecimento disponível até o momento não há um tratamento definitivo mas existem cuidados que podem diminuir os episódios e suas consequências.

Deste modo, para o tratamento do bruxismo, precisamos entender o problema, nos conhecer a nos abrirmos para mudanças. Todo o resultado vem da adesão do paciente ao tratamento. Apesar de não haver um tratamento definitivo, os resultados são bastante gratificantes e importantes para a saúde a médio e longo prazo do paciente.

A seguir, algumas dicas atualizadas para diminuir o bruxismo:

Em se tratando que o bruxismo é um hábito e todo hábito pode ser alterado, existemn vários aplicativos de celular que alertam o paciente a desencostar os dentes e relaxar a musculatura facial.

Entre eles, o principal e mais utilizado é o aplicativo “Desencoste os Dentes”. Ele pode ser baixado tanto para Apple quanto para Android.

Após configurar, com nome, idade, etc, o aplicativo será configurado a vibrar a cada período específico de tempo para lembrar o paciente a desencostar os dentes. Estas mensagens podem ser costumizadas e desativadas durante a noite.

É certo que a maioria das pessoas apertam também os dentes durante a noite. Estudos mostram que condicionando a não apertar os dentes durante o dia, o bruxismo noturno diminui muito e pode até parar durante a noite também.

Controle do Stresse e Ansiedade no tratamento do Bruxismo

Controlar stresse e ansiedade também não é tarefa fácil. Mas, se entendemos que o hábito de apertar os dentes está associado ao stresse e à ansiedade, qualquer mudança de vida que vá diminuir estes males vai ajudar também no controle do bruxismo.

Estudos sérios tem mostrados que técnicas de relaxamento como meditação, yoga, etc ajudam a diminuir o stresse.

Uso de Placas Miorrelaxantes

As famosas placas de bruxismo feitas pelo dentista também são importantes para diminuir e proteger os dentes do bruxismo. Elas são confeccionadas de maneira personalizadas e podem ser utilizadas na arcada superior ou na arcada inferior.

As placas diminuem o bruxismo porque servem como lembretes para o paciente não apertar os dentes. As mesmas também posicionam a mandíbula em uma posição em que gera um desconforto no paciente ao apertar os dentes e também protegem os dentes do desgaste causados pelo apertamento noturno.

Para confecciona-las é feito um escaneamento 3D dos dentes e o especialista posiciona as duas arcadas na posição desejada. E logo depois é feito um projeto digital da placa.

Por fim, é confeccionada em um laboratório especializado.

Para instalar e adaptar de maneira correta, são necessárias umas 2 a 3 consultas.

Geralmente elas são de fácil adaptação e diminuem dores nas ATMs.

Medicação no Tratamento do Bruxismo

Não existe ainda uma medicação para diminuir o bruxismo. Existem sim, algumas medicações utilizadas para outros fins que podem diminuir o bruxismo como um efeito colateral. Porém, não são prescritas diretamente para este fim por enquanto.

O importante sobretudo, é conhecer quais os medicamentos podem aumentar o bruxismo. São eles, os antidepressivos inibidores de serotonina e/ou norepinefrina entre outros podem sim aumentar o apertamento dos dentes. Assim, deve-se avaliar a medicação utilizada pelo paciente e levar em consideração para o tratamento. E, em alguns casos, deve se rever a medicação

Má qualidade do Sono

O uso excessivo de dispositivos eletrônicos, a presença de luz e barulhos no quarto proporciona uma má qualidade do sono pois pequenos despertares durante a noite está associado ao bruxismo do sono. Desta maneira, se o paciente não tem uma qualidade de sono boa, provavelmente ele vai ter mais quadros de apertamento dos dentes durante a noite.

Estes efeitos no aumento do bruxismo devido a uma má qualidade de sono é muito expressivo também em crianças e adoloscentes e podem ser evitados melhorando o ambiente de sono. Portanto um ambiente mais tranquilo e silencioso e evitar aparelhos eletrônicos antes de dormir pode ajudar muito no controle do bruxismo.

Substâncias Associadas ao Bruxismo

Estudos demonstram a relação direta do bruxismo com algumas substâncias como a nicotina, o café, o álcool e também com drogas psicoestimulantes. Deste modo, diminuir ou evitar estas substâncias pode ajudar muito no controle.

Atividade Física

A atividade física libera substâncias como as serotoninas, noradrenalinas e endorfinas.Assim sendo, estas substâncias trazem a sensação de bem estar e ajudam a combater o stresse. E consequentemente, estas substâncias também ajudam a diminuir o bruxismo.

Estudos mostram que pessoas que praticam atividade física regularmente apertam menos os dentes.

Uso de Botox no Tratamento do Bruxismo

Têm se utlizado também a toxina botulínica para o tratamento do bruxismo. Mas, para isto, ainda é preciso muita cautela.

Sabemos que o bruxismo vem de um estímulo do sistema nervoso central onde a toxina botulínica não age ao passo que ela age diminuindo a força da musculatura facial durante um tempo. Geralmente durante 3 a 5 meses, mas o estímulo para o apertamento do dente não diminui. Por isto deve-se avaliar com muito critério a utilização do Botox no tratamento do bruxismo.

Em resumo, o bruxismo é um hábito que adquirimos perante o stresse e ansiedade do dia a dia e dá má qualidade do sono. Bem como é agravado por alguns medicamentos e podem causar desgaste dos dentes e alterações na musculatura da face e na articulação temporomandibular.

Apesar de não haver um tratamento definitivo é muito importante seguir as orientações para controlar o hábito e suas consequências.

Em primeiro lugar, tomar consciência do hábito é o primeiro passo para o tratamento. E para ajudar na conscientização do hábito, são também utilizados aplicativos de celular e a placa miorrelaxante que também serve também para proteger os dentes e a articulação temporomandibular dos efeitos do bruxismo.

Em nossa prática diária, notamos que um grande número de pacientes apresentam o bruxismo.

O papel do cirurgião dentista neste casos é orientar e acompanar o paciente, evitar ao máximo os danos causados pelo bruxismo aos dentes e tratar os casos projudicados pelo apertamento dos dentes.

Há vinte anos acompanhando pacientes com bruxismo, hoje ainda mais, estamos atentos para as suas consequências. Assim, uma pequena orientação hoje vai fazer muita diferença na condição do paciente daqui há alguns anos.

Dúvidas? Fale conosco.

Conheça nossa clínica.

Fonte do Artigo

Related posts

Odontopediatria: saiba escolher a primeira escova para o seu filho

A permanência dos sisos pode causar danos à mordida?

É possível colocar aparelho somente por questões estéticas?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Ler Mais