Quais os procedimentos para se colocar aparelho?

Alguns passos indispensáveis são necessários para se colocar aparelho ortodôntico e iniciar a correção dos dentes. Entre eles, a documentação ortodôntica e o planejamento ortodôntico são passos que não podem ser negligenciados. Então vamos ver como iniciar um tratamento ortodôntico.

Em primeiro lugar para se colocar aparelho deve-se marcar uma consulta com o especialista em Ortodontia

Um bom bate papo no início do tratamento é fundamental para alinhar as necessidades e as possibilidades. Antes de mais nada, conversamos sobre a expectativa do paciente com relação ao tratamento.

Assim como nas consultas médicas, para um correto diagnóstico do caso são necessários exames complementares. Estes são exames de RX para a avaliação da condição clínica do paciente. Hoje em dia, a documentação ortodôntica é feita totalmente de forma digital, o que agiliza o processo e diminui custos iniciais.

Pode-se fazer uma parte destes exames no centro de radiologia e uma outra parte destes exames podem ser complementados na própria clínica.

Importante frisar que não pedimos mais a antiga “pasta ortodôntica” que muitos ortodontistas ainda solicitam. Então, pedimos estes exames e marcamos uma nova conversa.

Certamente, o planejamento do tratamento é o grande fator de sucesso de um tratamento ortodôntico.

Após feito a documentação ortodôntica, marcamos uma nova consulta para a apresentação do plano de tratamento

Nesta consulta, ainda antes de colocar o aparelho, é apresentado o plano e as alternativas do tratamento. Quais os tipos de aparelho possíveis e quanto tempo de tratamento. Nesta consultas são apresentados também os valores e condições para o tratamento. São feito também as fotografias extra bucais e o escaneamento 3D do paciente.

Somente depois desta conversa bem detalhada em que o paciente está ciente de todas as possibilidades é que pode-se iniciar o tratamento ortodôntico.

A montagem do aparelho já pode ser feita nesta consulta e geralmente demora de 30 a 40 minutos

Em resumo, o início do tratamento ortodôntico precisa de duas consultas para acontecer. A primeira para avaliação e pedido de exames e a segunda para apresentar o plano de tratamento e iniciar. Contudo, pode ser feito tudo no mesmo dia. Os exames complementares ficam prontos na hora e havendo disponibilidade de agenda já iniciamos o tratamento no mesmo dia.

Por fim, o sucesso do tratamento depende muito do correto diagnóstico e planejamento do caso.

Fale Conosco

Saiba Mais

Dr. Lucas Marques

Fonte do Artigo

Related posts

Odontopediatria: saiba escolher a primeira escova para o seu filho

A permanência dos sisos pode causar danos à mordida?

É possível colocar aparelho somente por questões estéticas?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Ler Mais