Se a gente pedir para pensar em pessoas com problemas de vista, é bem provável que a imagem que virá à sua cabeça será de idosos usando óculos, não é?
Por mais que a maioria dos problemas visuais atinjam as pessoas de mais idade, existem diversas condições que podem surgir desde cedo; às vezes, já no nascimento.
Não conhecer esses problemas pode atrasar a investigação, tratamento e até uma possível cura da alteração.
Pensando nisso, reunimos aqui informações preciosas sobre os problemas de vista que afetam pessoas jovens e quais os cuidados necessários.
Boa leitura!
O mito de que problema de vista é coisa de idoso
Diferentemente do que muita gente pensa, problemas de visão não afetam apenas pessoas idosas. Na verdade, existem condições oftalmológicas típicas de cada idade, inclusive as que afetam mais as crianças e jovens.
Por conta dessa falsa crença, é comum que jovens deixem de lado alguns cuidados básicos com a visão, que poderiam evitar problemas sérios.
Além disso, alguns fatores, para além do envelhecimento, podem levar ao desenvolvimento de problemas de vista que afetam pessoas jovens, como os que veremos a seguir.
Predisposição genética
Quando o assunto é problema de visão, o fator genético não pode ser descartado. Existem inúmeras condições que afetam os olhos e são herdadas geneticamente, como o daltonismo, o glaucoma, entre outras.
Hábitos do dia a dia
Além da genética, os nossos hábitos diários também influenciam na qualidade da nossa visão. Passar muitas horas em frente a telas, ler em movimento, não fazer uso de óculos de sol são alguns exemplos de hábitos que podem ser danosos à visão.
Comportamentos de risco
A prática de alguns esportes pode representar perigo à saúde ocular. Além de usar corretamente os equipamentos de proteção, é importante ficar atento a possíveis traumas que venham a ocorrer e buscar o mais rápido possível a ajuda de um profissional.
Falta de higiene
A falta de higiene correta pode acarretar o desenvolvimento de infecções e irritações que podem levar a problemas sérios de visão, incluindo a perda parcial ou total da mesma.
Não ir ao oftalmologista
A falta de visitas regulares a um médico oftalmologista pode permitir o desenvolvimento de uma doença sem rastreio necessário para impedir a progressão. Ao negligenciar esse cuidado, as chances de reverter um quadro são muito menores.
Problemas de visão que afetam pessoas jovens
Selecionamos aqui os principais problemas de visão que afetam pessoas jovens, ou seja, abaixo dos quarenta anos, incluindo o período da infância.
Miopia
Crianças e adolescentes podem apresentar miopia, que se manifesta como a dificuldade de enxergar objetos de longe. Essa condição ocorre por conta do alongamento do formato do globo ocular, fazendo com que a imagem seja formada antes da retina.
Desde muito cedo é possível perceber sinais que indiquem a presença de miopia, como crianças que precisam aproximar demais os brinquedos dos olhos, queixas de dores de cabeça, dificuldade de aprendizado na escola, entre outros.
Hipermetropia
A hipermetropia pode ser descrita como a dificuldade de ver com nitidez os objetos que estão perto. Por conta disso, os portadores acabam forçando os olhos para tentar enxergar, levando a dores de cabeça constantes.
Crianças, adolescentes e jovens que possuem hipermetropia apresentam uma visão borrada de objetos próximos, dificuldade em realizar tarefas diárias, dificuldade de ler e escrever. Apesar disso, ainda conseguem enxergar perfeitamente de longe.
Astigmatismo
O astigmatismo pode ser definido como a distorção da luz quando entra nos olhos, provocando uma visão desfocada. Por isso é comum que pessoas com essa condição tenham dificuldades para enxergar tanto de perto quanto de longe.
Assim, pessoas com astigmatismo apresentam dificuldade para enxergar com nitidez, além de apresentarem maior sensibilidade à luz também.
Retinoblastoma
Retinoblastoma é o tumor ocular que mais acomete bebês e crianças e é caracterizado pelas modificações que ocorrem nas células que formam a retina. Seu acometimento é maligno e, quanto mais cedo for diagnosticado, melhores são as chances do tratamento ser efetivo.
Os cuidados para ter olhos saudáveis a vida toda
Como acabamos de ver, existem inúmeras condições que podem afetar a visão de crianças e jovens, sendo extremamente importante manter a saúde ocular em dia. Apesar disso, existem algumas formas para se proteger de problemas de vista que afetam pessoas jovens.
Pois então, como fazer isso da maneira correta?
- Visite regularmente seu oftalmologista: visitas periódicas ao oftalmologista reduzem o risco de desenvolvimento de doenças sem diagnóstico, diminuindo o risco do quadro piorar.
- Uso de óculos escuros com proteção UV: ao expor crianças e jovens ao sol, por longos períodos, é importante usar óculos escuros.
- Mantenha um sono saudável: sono de qualidade e na quantidade correta faz bem para o corpo todo, inclusive para os olhos. No momento de descanso do corpo, os olhos também se recuperam do dia, evitando olhos vermelhos e coceira, por exemplo.
- Fique atento aos sinais: caso a criança ou adolescente apresente um desconforto visual que não apresentava antes, não deixe para depois. Marque uma consulta com um especialista para avaliar o caso.
A Viva Oftalmo é referência nacional quando o assunto é cuidado com os olhos, oferecendo uma estrutura completa e um time de profissionais experientes para lidar com os problemas de vista que afetam pessoas jovens.
Se você está no Distrito Federal ou Entorno, clique no link abaixo e venha cuidar da sua visão (e da sua família) conosco!
Quero agendar minha avaliação na Viva