Pensar que os únicos prejuízos que os problemas de visão podem trazer se limita apenas à dificuldade para enxergar está bem longe da realidade.
Sabe-se hoje que as alterações visuais podem causar ou agravar problemas variados, como dores de cabeça, dificuldades de aprendizado e maior risco de acidentes.
Caso você (ou alguém próximo) esteja adiando a solução de um problema visual, neste artigo vamos listar motivos muito importantes para incentivar a fazer isso o quanto antes.
Vamos a eles!
Problemas de visão: quanto antes tratar, melhor
Por mais que os problemas de visão possam interferir radicalmente nas atividades do dia a dia, muita gente ignora os sintomas e adia a ida ao oftalmologista.
Além de não resolverem os problemas, isso faz com que as alterações visuais se agravem e se tornem mais difíceis – caras e complexas – de serem tratadas, o que, em alguns casos, pode levar à perda completa da visão.
Desde problemas mais simples, como olho seco, a outros mais complexos, como catarata, glaucoma e degeneração macular, caso não sejam tratados o quanto antes, podem evoluir e causar danos ao nervo óptico, dores de cabeça, fadiga ocular e até perda de visão.
A catarata e o glaucoma, por exemplo, se não forem tratados a tempo, podem levar a cegueira irreversível.
Por outro lado, ao buscar tratamento precocemente para os problemas de visão pode trazer diversos benefícios, como uma solução mais rápida e eficiente do problema, reduzir o tempo de recuperação, além dos custos com tratamentos mais complexos.
Prejuízos que os problemas de visão podem causar
De prejuízos diretos a indiretos, são inúmeros os danos que questões visuais – não tratadas – podem trazer. Confira os principais.
Dificuldade para as atividades diárias
Diversas tarefas simples, do dia a dia, podem se tornar enormes transtornos para a vida, como ler, escrever, assistir TV, cozinhar, dirigir e outras tarefas que exigem boa visão.
Problemas como miopia, astigmatismo e hipermetropia podem afetar diretamente nossa capacidade de realizar tais atividades. No caso das crianças, podem impactar inclusive o desenvolvimento e a capacidade de aprendizado.
Problemas no trabalho e estudos
Desde atividades manuais, como operar máquinas, a outras mais mentais, como escrever ou ler muitos textos, problemas visuais podem acabar se tornando grandes empecilhos para o bom desempenho das atividades profissionais.
No primeiro caso, pode inclusive representar risco de acidentes graves, a depender do tipo de trabalho. Nas atividades de leitura, pode significar o aumento de erros ou perda de produtividade.
Já para quem estuda e precisa recorrer a livros e fontes de consulta digitais – especialmente se for em telas pequenas, como celulares e tablets – problemas de visão serão uma grande dificuldade.
Aumento do risco
Outro prejuízo que os problemas de visão podem causar na sua qualidade de vida diz respeito ao aumento do risco à integridade física (e até à vida) pela dificuldade em perceber perigos no ambiente, como obstáculos, sinais de trânsito, animais peçonhentos, entre outras situações de risco.
Limitação à prática esportiva
Sabemos que a maioria das atividades físicas exigem do praticante boa noção de distância, posicionamento, profundidade, além de velocidade de reação.
Todos esses fatores ficam prejudicados quando sua visão está limitada. Uma simples partida de vôlei, basquete ou futebol podem se tornar atividades bastante difíceis – e até arriscadas – para quem não enxerga bem.
Baixa autoestima e isolamento social
Desde crianças a adultos, ter limitações de visão – especialmente as mais severas – pode levar a uma grande dificuldade de comunicação e interação com outras pessoas.
Caso tais limitações não sejam resolvidas, podem levar a um gradual afastamento do convívio social, recusa em participar de certos momentos coletivos, prejudicando a qualidade de vida e a autoestima.