Muitas pessoas desconhecem os danos que o sol pode causar aos olhos. Sendo assim, quem pensa que apenas a pele é prejudicada quando exposta aos raios ultravioleta, está se colocando em risco.
Leia este artigo e confira cuidados para manter a saúde ocular em dia!
Cuidados no dia a dia com a visão
Olhos saudáveis não são consequência apenas de uma boa genética, mas são também resultado de cuidados diários importantíssimos, que garantem equilíbrio ao funcionamento da nossa visão.
Veja os principais:
- Evite levar as mãos aos olhos: coçar, esfregar ou pressionar as pálpebras parecem costumes inofensivos, mas podem causar doenças oftalmológicas ou ferimentos no globo ocular. Quando for inevitável, higienize as mãos antes de tocar os olhos.
- Monitore o tempo de permanência diante das telas: embora façam parte da nossa rotina, o uso excessivo dos dispositivos eletrônicos pode levar a problemas como miopia e ocasionar episódios de visão turva, dores de cabeça, vermelhidão e irritação nos olhos. Portanto, faça pausas e lembre-se de piscar com frequência.
- Não se automedique nem utilize colírios sem prescrição: os olhos são extremamente sensíveis e, por isso, a atenção deve ser redobrada ao usar substâncias nesses órgãos. Sem a orientação de um oftalmologista, de forma alguma recomendamos o contato com colírios e outros remédios, que podem provocar irritações e inflamações oculares.
- Mantenha hábitos saudáveis: beba água, se alimente corretamente, pratique atividades físicas e evite hábitos nocivos como fumar. Com uma rotina preventiva, é possível se livrar de problemas como síndrome do olho seco, retinopatia diabética, além de glaucoma e catarata.
Alguns dos cuidados mais importantes e negligenciados com a nossa visão estão relacionados aos danos que o sol pode causar aos olhos. Continue lendo para aprender sobre o assunto.
Danos que o sol pode causar aos olhos
O desconforto causado por danos relacionados aos raios ultravioleta pode causar sensação de corpo estranho, dor e irritação ocular. Conheça alguns problemas que podem ser provocados, agravados ou terem seu risco aumentado por conta do tempo prolongado no sol.
Catarata
A catarata é a opacificação do cristalino, lente natural do globo ocular. É uma doença com fatores genéticos e não há como ser prevenida. No entanto, a exposição prolongada ao sol aumenta a chance de se desenvolver o problema mais cedo.
Ceratite
A ceratite é uma inflamação da córnea (membrana transparente que fica na região frontal do olho), como se fosse uma espécie de queimadura. O problema costuma causar muita dor, lacrimejamento, vermelhidão, sensação de areia nos olhos e fotofobia.
Pterígio
O pterígio é uma alteração na conjuntiva, membrana transparente que recobre a parte branca do olho. O problema provoca um processo degenerativo que pode se estender até a córnea, causando distorção da visão. O pterígio é popularmente conhecido como “carne no olho”.
Câncer de pele nas pálpebras
Os efeitos da radiação UV sob a pele são altamente cumulativos, aumentando os danos que o sol pode causar aos olhos, como no caso do câncer de pele nas pálpebras. A doença geralmente surge na parte inferior, como uma lesão ulcerada, podendo causar a perda dos cílios.
Lesões na retina (degenerações)
A degeneração macular relacionada à idade é uma doença de retina, que pode levar à perda progressiva da visão ou cegueira e também pode ser provocada pelo excesso da exposição solar na região dos olhos.
Como proteger os olhos do sol
Os principais cuidados para proteger os olhos do sol são:
- Consulte um oftalmologista regularmente: em geral, é recomendado um check-up anual ou acompanhamento em intervalos menores, para casos específicos.
- Compre óculos de marcas e óticas confiáveis: exija sempre o certificado de qualidade e não esqueça de retornar ao médico para avaliar se as lentes estão corretas.
- Escolha os modelos e lentes adequados: prefira óculos com lentes marrons, cinza e verdes para proteger melhor os olhos, além de hastes largas para dificultar a passagem da luz solar. Além disso, tanto os óculos de grau quanto os de sol devem possuir proteção contra os raios ultravioleta.
- Use óculos de sol e proteção adicional: acessórios como bonés, viseiras e chapéus, são necessários quando precisamos passar muitas horas expostos ao sol, mesmo em dias nublados.
Os danos que o sol pode causar aos olhos podem ser evitados com os cuidados necessários no dia a dia e com o acompanhamento médico regular e adequado.
A Viva Oftalmo é referência nos cuidados com os olhos, dispondo de uma estrutura completa, além de um time de profissionais experientes e atenciosos para oferecer o atendimento que você espera e merece.
Se você está no Distrito Federal ou Entorno, clique no link abaixo para agendar sua avaliação conosco.