O que pode indicar que a sua tireoide está disfuncional?

A tireoide é uma glândula em forma de borboleta, que situa-se na parte frontal do nosso pescoço, a qual é responsável pela produção dos hormônios T3 e T4, também conhecidos como triiodotironina e tiroxina. Responsáveis por vários mecanismos no organismo, como o crescimento, memória, peso, humor, sono, fertilidade e ciclo menstrual feminino, esses hormônios quando não se apresentam dentro dos níveis adequados no nosso organismo, podem desencadear vários sinais e sintomas relacionados a nossa saúde.

Vale lembrar que os problemas decorrentes de distúrbios na tireoide, podem variar de acordo com a condição em questão, sendo as mais comuns o hipotireoidismo e hipertireoidismo, ou seja, a presença de níveis elevados ou reduzidos de hormônio estimulante da tireoide TSH e hormônios tireoidianos livres. Então aqui estão alguns dos sintomas mais comuns relacionados à disfunção tireoidiana.

Aumento ou perda de peso

No hipertireoidismo, quando a glândula tireoide produz muito do hormônio tiroxina, uma consequência que pode ser observada é a aceleração do metabolismo do corpo, perfil que causa uma perda de peso não intencional e batimentos cardíacos rápidos ou irregulares.

Já o ganho de peso leve a moderado sem razão aparente, principalmente quando não se tem alterações no padrão dietético, pode ser um sintoma de hipotireoidismo. Ou seja, quando se observa uma deficiência nos hormônios T3 e T4 e um aumento na produção de um hormônio estimulante da tireoide, por meio do mecanismo de feedback negativo.

Queda de cabelo

Quando a glândula tireoide não produz os hormônios em quantidades suficientes para a manutenção do bom funcionamento do nosso corpo, pode-se observar o comprometimento do funcionamento de variadas estruturas do organismo, inclusive do cabelo!

Os hormônios triiodotironina e tiroxina, modulam várias funções importantes do folículo capilar humano, que inclui a apoptose e expressão de queratina até a pigmentação.

Por exemplo, o T4 regula positivamente a proliferação de queratinócitos da matriz capilar, enquanto sua apoptose é regulada negativamente pelo T3 e T4. Além disso, estudos in vitro mostram que o T4 também prolonga a duração da fase de crescimento do cabelo, possivelmente devido à regulação negativa do TGF-2, o principal fator de crescimento endógeno inibidor do anágeno.

Alterações de humor

As manifestações neuropsiquiátricas mais comuns dos distúrbios da tireoide são a depressão e o comprometimento cognitivo. Logo, a literatura mostra que a depressão está associada a distúrbios neuroendócrinos, como distúrbios hormonais da tireoide. Por exemplo, a falta de um diagnóstico de hipotireoidismo subclínico pode ser uma causa de depressão ou ciclagem de humor.

Muitos pacientes com hipotiroidismo apresentam sintomas depressivos e até mesmo depressão, ou seja, a literatura mostra uma conexão entre disfunção tireoidiana, humor anormal e transtorno cognitivo. Além disso, o hipotireoidismo pode desencadear um transtorno de humor importante, perfil que inclui melancolia.

Tireoide e reprodução feminina

A presença de uma grave disfunção na tireoide pode levar a distúrbios menstruais, por conta das interações diretas e indiretas com o eixo hipotálamo-hipófise-ovário e os órgãos reprodutivos.

Além disso, as disfunções tireoidianas associam-se a irregularidade menstrual, anovulação, aborto, parto prematuro, pré-eclâmpsia, restrição de crescimento intrauterino, tireoidite pós-parto e retardo mental em crianças.

ARTIGOS RELACIONADOS

Qual a diferença entre hipotireoidismo e tireoidite de hashimoto?

A influência da alimentação nos hormônios tireoidianos

Como o hormônio da tireoide controla o metabolismo?

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Guerri, Giulia et al. “Hypothyroidism and hyperthyroidism.” Acta bio-medica : Atenei Parmensis vol. 90,10-S 83-86. 30 Sep. 2019, doi: 10.23750/abm.v90i10-S.8765

Beek, Nina et al. Thyroid hormones directly alter human hair follicle functions: anagen prolongation and stimulation of both hair matrix keratinocyte proliferation and hair pigmentation. The Journal of clinical endocrinology and metabolism, vol. 93,11 (2008): 4381-8. doi:10.1210/jc.2008-0283

Nuguru, Surya P et al. Hypothyroidism and Depression: A Narrative Review. Cureus vol. 14,8 e28201. 20 Aug. 2022, doi: 10.7759/cureus.28201

Fonte original do Artigo

Related posts

Bioimpedância explorando sua Influência na Saúde Física

Demência senil. As melhores estratégias para prevenção

Inflammaging: você já ouviu falar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Ler Mais