Um sorriso perfeito, com dentes alinhados e brancos é o sonho de muitas pessoas, não é mesmo? Para alcançar esses resultados, um dos procedimentos mais procurados é o clareamento dental.
Esse procedimento é bem simples de ser feito, e pode ser realizado tanto no consultório do dentista quanto em casa. É válido lembrar que o clareamento dental caseiro só deve ser feito depois da avaliação do especialista, além de seguir as recomendações corretas.
Ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto, e por isso, hoje trouxemos alguns dos maiores mitos sobre o clareamento dental caseiro para você entender melhor. Acompanhe!
Mitos sobre o clareamento dental caseiro
O procedimento danifica os dentes
Mesmo que os dentes fiquem mais sensíveis, o clareamento dental caseiro não os deixa enfraquecidos ou porosos. Isso porque, os poros ficam abertos para que o gel clareador possa fazer sua função, liberando o pigmento que impedia a luz de passar.
Ainda assim, esse tratamento não corrói os dentes, e a sensibilidade diminui depois de finalizado.
As próteses e restaurações alteram de cor
Ao fazer um clareamento dental caseiro, a cor do dente é o que muda, ou seja, caso ele seja mais escuro ou amarelado, ele volta a ser branco.
O gel clareador que é indicado pelo especialista não possui capacidade de alterar a cor das próteses ou restaurações, afinal, são feitas de materiais resistentes, próprios para passarem por outros procedimentos dentais.
Os cremes dentais são clareadores
Os cremes dentais não possuem grande quantidade de agentes clareadores em sua composição, por isso, não podem exercer a mesma função do clareamento dental caseiro.
Todos os cremes dentais que são vendidos como clareadores ou branqueadores, possuem agentes abrasivos na sua fórmula, e podem remover manchas superficiais dos dentes, fazendo com que eles fiquem aparentemente mais brancos.
Qualquer pessoa pode realizar o clareamento dental
Mito. O clareamento dental caseiro é um procedimento não recomendado para todas as pessoas, mesmo sendo moderno.
Mulheres lactantes, grávidas, pessoas que possuam sensibilidade por conta de medicamentos utilizados, pacientes que tenham doença periodontal ou muitas restaurações nos dentes, não podem fazer o clareamento, por exemplo.
Além disso, os pacientes com retração gengival também não possuem indicação de realizar esse tratamento, pois ele pode acabar prejudicando a raiz dos dentes, que ficam expostas nessa doença.
Os pacientes menores de 12 anos também não possuem indicação de realizar o procedimento, afinal, os dentes nessa fase ainda estão muito sensíveis.
O clareamento com bicarbonato é o mais eficaz
Muitas pessoas acabam recorrendo a técnicas caseiras para fazer o clareamento nos dentes, mas isso não é o mais indicado.
Mesmo que o bicarbonato esteja na fórmula de alguns dentifrícios, seu uso sobre os dentes ou gengivas in natura pode fazer trazendo lesões ou queimaduras para o local. Além disso, ele não pode ser aplicado nos dentes sem os instrumentos específicos, e pode prejudicar o seu sorriso.
O clareamento dental caseiro é um procedimento indicado por especialistas, mas é necessário seguir todas as recomendações adequadas e procurar por dentistas especializados no assunto.
Para saber mais, entre em contato através do site e agende uma consulta!
Conheça nossa clínica.