As facetas dentárias são materiais que podem te ajudar a atingir seus objetivos estéticos e ter dentes mais alinhados, claros e uniformes. Afinal, um sorriso é o seu cartão de visita e não merece ser escondido por alguma imperfeição.
Se você está curioso para descobrir mais sobre esse procedimento, há algumas coisas que você não pode deixar de saber. Confira o que a Benatti Odontologia explica sobre as principais dúvidas!
O que são facetas dentárias?
As facetas dentárias são materiais utilizados para mudar as características dos dentes como tamanho, cor e formato. Elas podem ser feitas de resina ou porcelana, e têm um design específico para se moldar ao dente de cada paciente.
Uma das principais vantagens das facetas é a sua aparência natural, além da possibilidade de poder escolher a cor e conseguir modelar o sorriso conforme seus objetivos.
Em que casos as facetas para os dentes são indicadas?
Esse tratamento odontológico estético pode corrigir uma gama de insatisfações comuns dos pacientes, como:
- restaurar dentes quebrados ou trincados;
- alinhar dentes que estejam com tamanhos diferentes;
- juntar dentes separados;
- corrigir descoloração, manchas e clareamento do sorriso;
- melhorar e padronizar o tamanho de dentes muito pequenos.
Principais curiosidades do procedimento dentário
Para optar pelas facetas dentárias é importante conhecer mais alguns pontos sobre esse tratamento:
1. É possível colocar as facetas em um ou mais dentes
Você não precisará ter as facetas dentárias em todos os dentes. Junto com o profissional de sua confiança, é possível selecionar aqueles que estão mais danificados.
Para isso, é importante fazer uma avaliação com seu dentista, explicando seus objetivos e quais são os resultados que espera do tratamento.
2. As facetas dentárias de porcelana não mudam de cor
Após colocadas, as facetas dentárias de porcelana não mudam de cor, o que garante um sorriso mais claro. Por outro lado, é importante que você faça uma escolha assertiva para que seus dentes fiquem mais parecidos com a cor natural.
3. O dente natural precisa ser desgastado
Antes de colocar as facetas, o dentista precisará realizar um desgaste do dente para que o material possa se encaixar no formato escolhido.
Geralmente é retirada a superfície do esmalte do dente na mesma espessura da própria faceta.
4. O processo é irreversível
Como o dente passa por um processo de desgaste e alteração de seu formato, não é possível retornar como era antes.
Mesmo sendo um material resistente, é preciso alguns cuidados para manter suas facetas dentárias conservadas por mais tempo. Evite roer suas unhas e morder comidas duras, além de manter os cuidados de higiene bucal e realizar consultas regulares com um dentista.
Gostou de conhecer sobre esse tratamento? Então confira mais especialidades da Benatti Odontologia, o consultório número um em São Paulo e no Brasil em expertise, serviços, infraestrutura e gestão odontológica!