A mudança no estilo de vida unicamente por meio da intervenção dietética e aumento da atividade física não tem sido eficaz para muitos pacientes. Neste cenário o tratamento farmacológico torna-se uma alternativa eficaz no combate a obesidade, pois o paciente obeso deve ser submetido ao tratamento com intervenção medicamentosa para atingir melhores resultados, associado a uma dieta e a atividade física regular para ajudar a manter esse resultado em longo prazo (BRASIL, 2016).
Matérias primas que contêm fitoquímicos alimentares como princípios ativos e medicamentos, podem ser necessários com frequência para o funcionamento ideal do organismo, que agem desde a prevenção até o tratamento de várias doenças, atuando como ferramentas promotoras da saúde. Assim, os profissionais de saúde, em especial médicos, nutricionistas e farmacêuticos, mantêm-se sempre atualizados sobre os fármacos que estão sendo lançados no mercado para acompanhar o progresso clínico, garantindo assim, uma assistência eficiente focada ao cliente.
Dessa forma, pensando nas melhores alternativas encontradas hoje no mercado, o Ozempic surge como um auxiliar na perda de peso, indicado principalmente para o tratamento de adultos com diabetes mellitus tipo 2, adjuvante à dieta e exercícios físicos. É apresentado na forma de solução injetável de 1,34mg/mL em sistema de aplicação preenchido. Cada sistema de aplicação, contém 1,5ml e libera doses de 0,25mg e 5,0mg, aplicados uma vez na semana. A dose inicial é 0,25mg, após quatro semanas, a dose deve ser aumentada para 0,5mg, após quatro semanas, posterior a isso pode ser aumentada para 1.0mg (NOVO NORDISK, 2019).
Segundo estudos atualizados, para pacientes com Diabetes mellitus 2 (DM2) não controlados, que tomam mais de um anti-hiperglicêmicos para controle glicêmico ou pacientes que querem intensificar o tratamento da obesidade levando em consideração o potencial farmacológico de induzir a perda de peso em até 30% e garantir a manutenção do peso perdido, o Ozempic é a medicação com maior eficiência terapêutica para o tratamento da obesidade. Ressaltando sempre a importância, se faz pertinente à atuação de uma equipe multidisciplinar para avaliar e acompanhar o paciente de acordo a sua necessidade clínica e no seu perfil individual.
Assim, a ação do medicamento vem como um potencializador de um estilo de vida saudável, combatendo a obesidade. Ademais, o acompanhamento médico é fundamental, sendo dessa forma, o Ozempic uma promessa excelente de promover a saúde humana e trazer alternativas para combater a obesidade e auxiliar na perda de peso.
—
Referência: Vista do O uso do ozempic (semaglutida) como medicamento off label no tratamento da obesidade e como auxiliar na perda de peso (acervomais.com.br)