Pode não parecer, mas escolher um bom local para cuidar da saúde dos olhos pode fazer toda diferença.
Ter acesso a tecnologias mais avançadas e a mais opções de exames e equipamentos, além de profissionais capacitados é algo que precisa ser considerado.
Pensando nisso, neste artigo vamos trazer dicas e informações para te ajudar a identificar uma boa clínica de oftalmologia.
Boa leitura!
Clínicas de oftalmologia não são todas iguais
É comum as pessoas olharem para os locais onde cuidam da saúde e pensar que são todos muito parecidos ou que não há diferenças entre eles. Mas a verdade é que há!
Por isso, se você está em busca de identificar uma boa clínica oftalmológica, vale a pena prestar atenção em alguns aspectos, como:
- Boa conexão com o profissional: sentir-se à vontade com a equipe, com espaço e liberdade para falar e saber que será ouvido pelo(a) profissional é fundamental para que seus sintomas sejam identificados e você receba o melhor tratamento.
- Acesso a serviços e equipamentos de ponta: como em todas as áreas, contar com os recursos, os equipamentos e as técnicas de tratamento mais modernas será importante para procedimentos mais precisos, diagnósticos mais corretos e até cirurgias mais seguras.
- Orientação confiável: contar com profissionais experientes, com as qualificações e especializações adequadas traz mais segurança e confiabilidade para os pacientes.
- Canais de atendimento: é muito útil e prático pode falar, de forma fácil, com a clínica e ter respostas rápidas e esclarecedoras.
- Maior quantidade de convênios aceitos: de nada adianta uma clínica ter ótimos diferenciais, mas não aceitar o seu convênio. Por isso, busque aquelas que trabalham para atender pela maior quantidade possível de convênios médicos.
Além desses pontos, vale também destacar que suas preferências e gostos pessoais devem ser levados em conta nessa avaliação. Ou seja, busque um lugar onde se sinta confortável.
Veja também: Por que fazer cirurgias oculares durante as férias?
Como identificar uma boa clínica de oftalmologia?
Você sabe o que levar em consideração na hora de identificar uma boa clínica de oftalmologia?
Listamos abaixo alguns pontos que você deve observar:
1. Cumprimento dos horários marcados
A gente sabe que imprevistos podem ocorrer em qualquer clínica, já que a situação de determinado paciente pode ser mais delicada e exigir mais tempo do profissional. Porém, quando os atrasos são rotina no dia a dia da clínica, é sinal de que há algo errado com sua organização interna e com a quantidade de pacientes agendados para aquele dia.
Por isso, avalie como é geralmente a pontualidade com que você é atendido pela clínica de oftalmologia escolhida.
2. Tratamento indiferenciado entre particular e convênio
É muito comum se deparar com clínicas que conferem tratamentos diferentes entre pacientes conveniados e particulares.
Por mais que cada estabelecimento tenha a liberdade de priorizar sua forma de trabalho, também é direito do paciente buscar um local em que ele não tenha uma agenda mais restrita ou dificuldade para ser atendido.
3. Tecnologias de última geração
Para identificar uma boa clínica de oftalmologia, vale a pena observar quais tecnologias são utilizadas por, tanto em termos de exames quanto de equipamentos cirúrgicos. Na área da oftalmologia, esse tipo de avanço faz muita diferença nos resultados dos pacientes.
Um bom exemplo é o uso da tecnologia SMILE, técnica cirúrgica de última geração, para a correção de problemas refrativos, como hipermetropia, astigmatismo e miopia. Esse equipamento permite cirurgias menos invasivas, pós-operatório mais confortável, além de ser capaz de operar pacientes com córneas mais finas; o que não é possível pelas técnicas mais comuns de cirurgia desse tipo, como a PRK e a LASIK.
4. Serviços incluídos nas consultas
Uma outra característica das melhores clínicas é oferecer aos pacientes o atendimento mais completo possível, desde a primeira consulta.
Nesse sentido, faz muita diferença ser atendido em clínicas, por exemplo, que ofereçam – já incluídos na consulta regular – exames como o fundo de olho e mapeamento da córnea.
5. Maior conforto para os pacientes
Apesar de necessários, alguns procedimentos oftalmológicos podem ser desconfortáveis, especialmente para as crianças, como a dilatação da pupila.
Pensando nisso, as melhores clínicas de oftalmologia preocupam-se hoje com o conforto de aplicar um colírio anestésico antes da dilatação da pupila, trazendo muito mais conforto para seus pacientes, especialmente os pequeninos.