Tempo de leitura: 3 minutos
Dormir após uma cirurgia de varizes é sempre motivo de dúvidas pelos pacientes. Existem algumas dicas que podem ajudar na sua recuperação após o procedimento. Antes de passar essas dicas, é importante saber que existem vários tipos diferentes de cirurgias e procedimentos para as varizes e que alguns deles exigem mais cuidado e repouso como a cirurgia convencional para varizes, a safenectomia e em outros não é obrigatório repouso após o procedimento.
Considerando que o seu médico indicou repouso, na hora de dormir após uma cirurgia de varizes, é importante seguir algumas recomendações e dicas, que são:
1. Evitar dormir sentado em sofás ou cadeiras após uma cirurgia de varizes
Quando dormimos em sofás ou cadeiras a circulação das pernas precisa realizar um esforço maior para vencer a força da gravidade (já que as pernas ficam para baixo) e levar de volta ao coração sangue e o excesso de líquido que se acumula nas pernas. Quem fez uma cirurgia de varizes, na recuperação, precisa evitar essa pressão extra da circulação das pernas, não sendo recomendado dormir sentado.
2. Elevar as pernas na hora de dormir
Essa simples dica pode ajudar muito na hora de dormir após uma cirurgia de varizes. Elevar as pernas ajuda no retorno venoso, diminui o inchaço, alivia sintomas como dor e cansaço e auxilia na recuperação da cirurgia.
Para ajudar você pode colocar um travesseiro especial triangular que eleve as pernas ou melhor ainda, colocar um suporte embaixo da cama apenas na parte para onde suas pernas estaram viradas, de forma que a cama fique com um lado das pernas mais alto do que o lado da cabeça.
É importante ter cuidado com os travesseiros normais quando são colocados apenas embaixo dos pés, pois dessa forma, após algumas horas dormindo, os seus joelhos podem sofrer, pois eles ficam sem apoio.
3. Evitar deitado o tempo todo
Apesar de que é necessário repouso para as atividades mais desgastante, mesmo na cirurgia de varizes, recomenda-se que o paciente não fique em repouso absoluto e faça pequenas caminhadas, pelo menos a cada hora, dentro de casa mesmo, dessa forma ele estará movimentando a musculatura da perna o que também estimula a circulação. Essa simples recomendação ajuda a prevenir a famosa trombose venosa.
4. Analgésicos na hora de dormir
Se você está sentindo dores e foi prescrito remédios para dor de horário, a primeira coisa a se fazer é conversar com o seu médico para saber se tudo está correndo bem, pois as dores leves podem ser comum nessa recuperação logo após a cirurgia, mas apesar de raras, podem ocorrer complicações.
Considerando que tudo esteja bem, você pode solicitar ao seu médico vascular ou angiologista para colocar os medicamentos para dor próximos ao horário de dormir, se for possível, isso ajuda a diminuir as chances de ter dores que possam atrapalhar o sono.
Seguindo essas dicas simples, tenho certeza que irá te ajudar a dormir melhor após uma cirurgia de varizes e na sua recuperação!