Muitas pessoas que sofrem com problemas refrativos – como miopia e astigmatismo – ainda resistem a buscar tratamento cirúrgico (e resolver de uma vez o problema), por conta dos custos envolvidos.
Algumas das justificativas para continuar usando óculos ou lentes de contato é que esses recursos paliativos são mais baratos.
Sabia que uma cirurgia pode sair mais barato que usar óculos, no longo prazo?
Logo abaixo você vai entender essa comparação, além de conhecer todos os benefícios das cirurgias refrativas!
Os benefícios das cirurgias refrativas
Se você usa óculos por conta de miopia, astigmatismo ou hipermetropia, por exemplo, saiba que cirurgias refrativas a laser são hoje procedimentos rápidos, seguros e capazes de resolver de uma vez por todas esses problemas.
Para todos os três casos, as mais modernas opções hoje são as cirurgias a laser pelas técnicas PRK, LASIK ou SMILE. Dessas, a mais moderna, avançada e confortável é a SMILE.
As cirurgias a laser são rápidas e minimamente invasivas, permitindo que o paciente possa retomar suas atividades já no dia seguinte.
Reunimos a seguir alguns dos principais benefícios:
- Procedimentos simples e rápidos: apesar de ser um procedimento cirúrgico, a cirurgia refrativa dura apenas alguns minutos em cada olho.
- Podem ser feitos em clínicas: cirurgias refrativas dispensam a necessidade de internação hospitalar, podendo ser feitas em clínicas com os devidos recursos, o que simplifica o processo e reduz custos.
- Precisão: as técnicas usadas permitem que o cirurgião faça ajustes muito precisos na córnea do paciente, individualizando o tratamento, conforme suas necessidades específicas.
- Segurança: esses procedimentos são extremamente seguros e com baixíssimo risco de complicações, devido a todo o cuidado pré-operatório observado.
- Recuperação rápida: os pacientes podem retomar seus afazeres já no dia seguinte.
- Eliminação definitiva de óculos ou lentes: o resultado das cirurgias refrativas é definitivo, sendo mínima a chance de retorno de algum grau de alteração. Mas vale lembrar que, mesmo se isso ocorrer, é possível fazer novo procedimento.
Saiba mais – Conheça todas as vantagens das cirurgias refrativas!
Vantagens da cirurgia sobre óculos ou lentes
Optar por realizar cirurgia refrativa vai muito além de uma escolha estética. Quem decide se livrar dos óculos e das lentes de contato tem inúmeros benefícios. Selecionamos alguns que chamam atenção e são importantes para quem está em dúvida sobre realizar ou não o procedimento.
1. Praticidade
Certamente, a principal vantagem de fazer uma cirurgia refrativa é o fato de não ter que se preocupar mais em usar óculos ou lentes de contato.
Poder sair de casa e realizar atividades rotineiras sem ter que se preocupar com os óculos que terá que usar ou perder tempo colocando e tirando as lentes é de uma praticidade sem tamanho.
2. Atividades físicas
Após fazer a cirurgia refrativa, os pacientes passam a poder realizar atividades que antes eram limitadas pelo uso de óculos ou lentes de contato.
Os óculos podem escorregar do rosto ou ficar embaçados devido à transpiração durante exercícios como corrida ou ciclismo, o que pode afetar a capacidade de visão e, consequentemente, prejudicar seu desempenho. Além disso, óculos podem quebrar ou se perder durante atividades físicas intensas.
Já as lentes de contato podem ser desconfortáveis durante atividades que envolvem contato com a água, como natação ou mergulho, pois podem sair do lugar ou acumular resíduos, irritando os olhos e prejudicando a visão.
3. Autoestima
Como um último benefício, mas não menos importante, podemos destacar a melhora na autoestima daqueles que fazem a cirurgia refrativa e se livram, de uma vez por todas, dos óculos.
Por muitos anos o uso de óculos foi estigmatizado e, ainda hoje, é possível encontrar quem se incomode e seja afetado pelo seu uso. Por isso, a cirurgia refrativa é a melhor escolha para esses casos.
Cirurgia refrativa pode sair mais barato que usar óculos?
Um dos fatores que afasta as pessoas de realizar uma cirurgia refrativa é a ideia de que é um procedimento muito caro.
O que, na maioria das vezes, as pessoas se esquecem é que o uso dos óculos e lentes de contato é para o resto da vida e, quando colocamos os valores na ponta do lápis, o custo-benefício de realizar uma cirurgia pode ser melhor que manter o custo de óculos e lentes.
Dessa maneira, basta comparar os valores gastos no longo prazo, que é possível ver que o custo da cirurgia vale a pena.
Se levarmos em consideração que a cada troca de óculos – em geral anualmente – o custo é em torno de 700 reais (para lentes e armações comuns) e que cirurgias refrativas mais simples podem custar a partir de 5-7 mil reais, podemos compreender que, num período de 10 anos, o custo com óculos pode ficar mais caro que pagar uma cirurgia.
Mesmo que, em seu caso específico, os custos com o procedimento sejam superiores aos de manter o uso de óculos ou lentes, quando avaliamos todos os ganhos que as cirurgias trazem – como vimos neste conteúdo – o custo-benefício do procedimento é infinitamente melhor.