Camisinha feminina e masculina: quais as vantagens?

A camisinha é sempre muito lembrada no Carnaval, mas ela é uma ótima opção para se proteger e evitar gravidez o ano todo! 

Eu sou a Silvana, ginecologista da Dedicae e nesse post vou falar sobre dois métodos contraceptivos de barreira: os preservativos feminino e masculino!

Vamos juntas?

Começando pelo começo…

O que são métodos de barreira?

Os métodos de barreira impedem a chegada do espermatozoide ao útero, eles literalmente criam uma barreira para os espermatozoides. Eles podem ser utilizados pelo homem ou pela mulher e agem como obstáculos mecânicos. 

Com certeza você conhece pelo menos algum deles: preservativo feminino, preservativo masculino e diafragma

Já tinha visto a masculina, mas camisinha feminina?

Como funciona o preservativo feminino?

A camisinha feminina é uma bolsa de plástico leve e frouxa que é inserida na vagina. Ela se adapta ao canal vaginal e protege toda a sua extensão, desde o colo do útero à entrada da vagina, ficando com seu final aparente na vulva. Desse modo, a penetração do pênis se faz no interior da camisinha, impedindo que o sêmen alcance o útero. Portanto, se for utilizada direitinho, o risco de gravidez é de apenas 5%! Além disso, ela também contribui para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis! 

Você mesma introduz a camisinha no interior da vagina com auxílio dos dedos, processo que se assemelha a colocar um absorvente interno. Ela pode ser colocada algumas horas antes do contato sexual, mas deve ser substituída após cada relação.

Muitas mulheres não conhecem a camisinha feminina, mas ela é uma ótima opção para evitar gravidez e te proteger de infecções sexualmente transmissíveis. 

Posição da camisinha no canal vaginal.

“Entendi, Sil. E como funciona o masculino?”

Preservativo masculino

A camisinha masculina consiste em um envoltório de látex que recobre o pênis durante a relação sexual, impedindo assim o contato do pênis com a vagina e retendo o esperma da ejaculação. Desse modo, os espermatozoides não conseguem chegar ao útero.  

Camisinha masculina.

“Afinal, por que optar ou não por esses métodos?”

Vantagens e desvantagens dos preservativos

Vantagens:

  • Ausência de efeitos colaterais derivados do uso de hormônios; 
  • Redução do risco de transmissão do HIV e de outros agentes sexualmente transmissíveis; 
  • Possivelmente, o auxílio na prevenção do câncer de colo uterino.

Desvantagens:

  • A alergia ao látex;
  • Irritação vaginal devido à fricção (quando se usa preservativo não-lubrificado)
  •  Sua eficácia depende de armazenamento adequado, da técnica de uso e da utilização em todas as relações sexuais. 
  • No primeiro ano de uso de sua fabricação, a taxa de falha varia de 3% (quando usados corretamente em todas as relações sexuais) a 14%  (quando avaliado o uso habitual). 

Pronto, agora você já conhece os dois tipos de camisinha! É importante ressaltar que o preservativo feminino NÃO deve ser usado ao mesmo tempo que o preservativo masculino, pois pode causar rompimento pelo atrito. 

Eles são ótimos métodos para, além de evitar gravidez, te proteger de infecções sexualmente transmissíveis. 

Existe um método contraceptivo para cada mulher! Se quiser saber mais se esse método pode funcionar para você, converse com sua ginecologista!

E conte sempre com a Dedicae!
Acompanhe nosso Instagram! Por lá posso responder as suas dúvidas!



Fonte Original do Artigo

Related posts

Corrimento vaginal é normal? Como saber se algo está errado

O que é a Candidíase? Causa, sintomas e tratamento

Vaginose bacteriana: causa, sintomas e tratamento

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Ler Mais