As varizes voltam após o tratamento? Verdade ou Mentira?

Tempo de leitura: 2 minutos

Uma pergunta muito comum que me fazem todos os dias no consultório é: As varizes voltam após o tratamento?

As varizes não foram tratadas efetivamente

O que acontece muitas vezes, não é que as varizes voltaram, mas simplesmente o tratamento não foi efetivo em retira-las. Esse é um dos principais motivos para acreditarmos que elas voltam.

As varizes não “voltaram”, mas surgiram novas.

Esta é a tendência natural com o passar da idade, principalmente naquelas pessoas que já sofrem com este problema, afinal com o envelhecimento geral do nosso corpo, as nossas veias vão ficando cada vez mais “velhas” e tendem a se tornarem defeituosas mais facilmente. Sabemos que as veias defeituosas e varizes são mais frequentes nos idosos.

Não foi tratado a veia nutridora

Veia nutridora em perna

Para entender, podemos pensar nas varizes como uma árvore, onde temos as raízes e as folhas.

Se retirarmos as folhas, mas não retirarmos as raízes (as veias nutridoras), as folhas voltarão a crescer. Ou seja, se a veia nutridora não for tratada (a raiz), as varizes irão tornar-se aparentes novamente.

Esta é uma das causas para o reaparecimento precoce das varizes, pouco tempo após o tratamento.

Matting

Trata-se de uma reação pouco comum que surge alguns dias após o tratamento das varizes. Ocorre principalmente em mulheres jovens que usam anticoncepcional e em varizes localizadas nas coxas, porém não se sabe a causa exata do seu aparecimento. A maioria desaparece sem que seja necessário nenhum tratamento adicional.

Confira também nosso vídeo para tirar essa dúvida de uma vez por todas:

Respondendo de uma vez por todas essa pergunta:

Quando tratadas efetivamente, as varizes não voltam, porém podem surgir novas. Pois varizes ou insuficiência venosa crônica, termo mais técnico para esse problema, é uma doença que apresenta origem genética muito forte e isso, infelizmente, ainda não conseguimos mudar.

Logo a tendência, com o passar da idade, é que, nestas pessoas, as veias acabem tornando-se defeituosas, ou seja, insuficientes, surgindo assim novas varizes.

Doutor, então é uma causa perdida? NÃO!

Ainda não conseguimos modificar a genética para impedir o surgimento de varizes (quem sabe no futuro), mas existem alguns outros motivos para o surgimento das varizes que podemos evitar. são eles:

  1. Evitar passar muito tempo de pé ou sentada, tentar variar estas posições ao longo do
    dia.
  2. Utilizar meias elásticas, quando indicado pelo seu Angiologista
  3. Evitar o ganho de peso e manter uma dieta balanceada.
  4. Praticar atividade física regularmente.

Assista também esse vídeo falando 7 dicas de como evitar o surgimento de varizes:

A combinação de um tratamento adequado e eficaz com a prevenção e mudança de alguns hábitos de vida é o que vai garantir o melhor resultado no combate as varizes e veias defeituosas.

Fonte Original do Artigo

Related posts

Cateterismo Cardíaco

Angioplastia:

7 melhores dicas do Cirurgião Vascular

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Ler Mais