O bruxismo é um problema de saúde bucal que afeta milhões de pessoas no mundo. Muitas vezes, a pessoa não sabe que sofre desse transtorno. Acomete crianças, adolescentes adultos e idosos. Mais uma vez falamos deste importante assunto em nosso blog.
Entenda o Bruxismo:
Em primeiro lugar, o bruxismo é classificado em bruxismo do sono e bruxismo de vigília (durante o período em que estamos acordados). Ou seja, podemos apertar os dentes enquanto estamos acordados e durante a noite enquanto dormimos.
O bruxismo de vigília é um hábito e está presente em até 22% das pessoas. Entretanto o bruxismo do sono pode estar presente em até 16% das pessoas e é uma ação involuntária.
O profissional capacitado para o correto diagnóstico é o dentista. Relatos de apertamento dos dentes pelo paciente durante o dia, ruídos ao ranger os dentes durante a noite relatados por terceiros podem, dessa forma, indicar a presença do bruxismo.
A avaliação clínica também é importante no diagnóstico. Desgaste anormal nos dentes e dor ou fadiga na face ao amanhecer também podem ser um sinal de bruxismo assim como hipertrofia dos músculos da mastigação e a presença de ronco durante o sono.
O bruxismo pode ainda levar ao desenvolvimento de problemas mais sérios como dores crônicas, transtornos temporomandibulares, dificuldades de mastigação, desgaste do esmalte dentário, desconforto ao abrir a boca e inchaço, desgaste articular.
O estresse e a ansiedade são os principais fatores que desencadeiam o apertamento dos dentes. Situações de ansiedade e pressão podem como resultado levar à contração involuntária dos músculos da mandíbula e ao ranger dos dentes.
Os medicamentos também opdem estar relacionados com o bruxismo. Antidepressivos, por exemplo, podem aumentar o bruxismo.
Diversos estudos sugerem que o bruxismo pode estar relacionados também com fatores genéticos e ao uso de álcool e tabaco.
Muito se tem estudado sobre a relação entre bruxismo , apneia do sono e refluxo gástrico.
Os Principais Danos Que Ele Pode Causar:
- Dor na Articulação Temporomandibular: A pressão constante dos dentes pode causar dores na articulação da mandíbula,ou seja a disfunção temporomandibular.
- Perda do esmalte dentário: O atrito constante entre os dentes pode levar à perda do esmalte. Sobretudo, com o tempo, isso pode levar à sensibilidade dentária e a perda de estética e função dos dentes.
- Dores de cabeça e nos ouvidos: O bruxismo pode afetar a musculatura da face, o que pode irradiar para cabeça e ouvido.
Então, se você notar algum desses sintomas, é importante procurar um dentista para avaliar o quadro.
O bruxismo pode ser tratado com a ajuda de técnicas de relaxamento, mudanças de estilo de vida e, se necessário, terapia farmacológica. Uma maneira eficaz de previnir as consequências do bruxismo é usar uma placa de bruxismo. Esta placa é feita de acrílico que é colocado na parte oclusal dos dentes superiores ou inferiores.
Quando o paciente começa a ranger ou apertar os dentes, a placa impede que os dentes se toquem e ajuda a relaxar os músculos da mastigação e desse modo, protege a articulação.
No momento em que associado ao transtorno de depressão e ansiedade, pode ser tratado com métodos de relaxamento (psicoterapia e biofeedback) e uso de antidepressivos em casos característicos.
Medicamentos como buspirona e gabapentina são recomendados em alguns casos o uso de benzodiazepínicos e relaxantes musculares podem ser usados somente por períodos curtos, por questões de segurança.
Nesse sentido, o tratamento adequado pode prevenir danos maiores e melhorar a qualidade de vida.
Acesse nosso site e agende uma avaliação! Ou confira em nosso blog outras dicas interessantes sobre saúde bucal.
Conheça nossa clínica.
Fale conosco.