Início » Dor Perto do Ouvido. O que pode ser?

Dor Perto do Ouvido. O que pode ser?

por Nossa Clínica

Muitos pacientes nos procuram com esta queixa. Na verdade, a maioria das vezes, a dor perto do ouvido está relacionada com estalos que acontecem ao abrir e fechar a boca, dores musculares, na face ou dores de cabeça. Dores já instaladas há muitos meses.

Observando a anatomia facial nesta região, temos uma articulação chamada Articulação Temporomandibular responsável pela a abertura e fechamento da boca. Dessa forma, pode ser esta articulação que está causando a dor perto do ouvido.

Um desarranjo interno desta articulação pode provocar dores, estalos e em quadros mais graves pode causar desgastes irreparáveis nos côndilos. Diante deste quadro, os pacientes relatam como uma “areinha no ouvido” ou “areinha ao abrir e fechar a boca”.

Assim como qualquer articulação do corpo, a ATM pode sofrer um quadro de artrose ou artrite quando está associado a um quadro inflamatório.

Por isso, para o tratamento destas anomalias existe o especialista em disfunção temporomandibular.

Corrigir estes desarranjos e suas consequências, melhorar a movimentação de abertura e fechamento da boca e principalmente evitar ou retardar desgastes na articulação são os objetivos do especialista em DTM. Por isso, uma consulta precoce ao especialista pode evitar um processo cirúrgico nas ATMs futuramente e dar mais conforto ao paciente.

Muitos fatores podem causar esta alteração como por exemplo, desestabilidade oclusal, falta de dentes, dentes mal posicionados, traumas, presença de hábitos como bruxismo, má qualidade do sono, stresse e ansiedade.

O que fazer diante da dor?

A dor na ATM deve ser tratada como qualquer processo inflamatório em qualquer articulação do corpo. Diante disso, quanto menos forçar a abertura e fechamento da boca melhor. Deve-se evitar alimentos duros e difíceis de mastigar nos períodos de dor aguda. Porém a principal conduta é procurar um especialista em disfunção temporomandibular para fechar o diagnóstico e começar o tratamento o mais rápido possível.

O especialista em disfunção temporomandibular deve então estudar e analisar o paciente como um todo e não só como uma dor perto do ouvido. Fatores psicológicos, interações medicamentosas, qualidade do sono, etc merecem grande atenção durante a avaliação.

Por fim, o tratamento destas disfunções é uma especialidade da nossa clínica em Belo Horizonte. Com vinte anos de experiência acompanhamos o desenvolvimento desta especialidade que tanto ajuda os pacientes.

Conheça nossa Clínica

Fonte do Artigo

Você pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais