Alguns passos indispensáveis são necessários para se colocar aparelho ortodôntico e iniciar a correção dos dentes. Entre eles, a documentação ortodôntica e o planejamento ortodôntico são passos que não podem ser negligenciados. Então vamos ver como iniciar um tratamento ortodôntico.
Em primeiro lugar para se colocar aparelho deve-se marcar uma consulta com o especialista em Ortodontia
Um bom bate papo no início do tratamento é fundamental para alinhar as necessidades e as possibilidades. Antes de mais nada, conversamos sobre a expectativa do paciente com relação ao tratamento.
Assim como nas consultas médicas, para um correto diagnóstico do caso são necessários exames complementares. Estes são exames de RX para a avaliação da condição clínica do paciente. Hoje em dia, a documentação ortodôntica é feita totalmente de forma digital, o que agiliza o processo e diminui custos iniciais.
Pode-se fazer uma parte destes exames no centro de radiologia e uma outra parte destes exames podem ser complementados na própria clínica.
Importante frisar que não pedimos mais a antiga “pasta ortodôntica” que muitos ortodontistas ainda solicitam. Então, pedimos estes exames e marcamos uma nova conversa.
Certamente, o planejamento do tratamento é o grande fator de sucesso de um tratamento ortodôntico.
Após feito a documentação ortodôntica, marcamos uma nova consulta para a apresentação do plano de tratamento
Nesta consulta, ainda antes de colocar o aparelho, é apresentado o plano e as alternativas do tratamento. Quais os tipos de aparelho possíveis e quanto tempo de tratamento. Nesta consultas são apresentados também os valores e condições para o tratamento. São feito também as fotografias extra bucais e o escaneamento 3D do paciente.
Somente depois desta conversa bem detalhada em que o paciente está ciente de todas as possibilidades é que pode-se iniciar o tratamento ortodôntico.
A montagem do aparelho já pode ser feita nesta consulta e geralmente demora de 30 a 40 minutos
Em resumo, o início do tratamento ortodôntico precisa de duas consultas para acontecer. A primeira para avaliação e pedido de exames e a segunda para apresentar o plano de tratamento e iniciar. Contudo, pode ser feito tudo no mesmo dia. Os exames complementares ficam prontos na hora e havendo disponibilidade de agenda já iniciamos o tratamento no mesmo dia.
Por fim, o sucesso do tratamento depende muito do correto diagnóstico e planejamento do caso.
Fale Conosco
Saiba Mais