Início » Odontofobia: como superar o medo de dentista?

Odontofobia: como superar o medo de dentista?

por Nossa Clínica

No decorrer da vida, é bastante comum desenvolvermos certos tipos de medos por situações e processos específicos. E sabemos que esse condicionamento se deve por uma má experiência em relação ao conteúdo fóbico para a pessoa. Principalmente a odontofobia.

Nesse quesito, podemos perceber um termo bastante comum, e que tende a impedir muitas pessoas de tratarem seus dentes e demais condições de saúde bucal. Nisso, surge o termo odontofobia, que é contexto bastante comum em pacientes que possuem inúmeros receios de irem ao dentista.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post e tire todas as suas dúvidas sobre o conteúdo. Boa leitura!

Afinal, o que é Odontofobia?

Em geral, definimos que a odontofobia é um medo extremo de ir ao dentista. Além disso, esse tipo de fobia também pode estar relacionado a um medo generalizado de qualquer tipo de elemento relacionado a procedimentos odontológicos, como o cheiro, toque ou até mesmo anestesia, uso de instrumentos próprios, etc.

Sem contar que a odontofobia pode ser um obstáculo para que as pessoas procurem tratamento odontológico, o que pode levar a problemas de saúde bucal mais graves.

Se você sente medo extremo de ir ao dentista, é importante falar com um profissional de saúde mental ou um dentista experiente em tratar pacientes com odontofobia para obter ajuda.

Principais causas da odontofobia

Em suma, existem várias razões pelas quais as pessoas podem ter odontofobia. Algumas das principais causas podem incluir:

1. Experiências negativas do passado

Certamente, se alguém teve uma experiência ruim no passado, como dor ou desconforto durante um procedimento odontológico, isso pode gerar um medo futuro e duradouro de ir ao dentista.

Além disso, muitas pessoas possuem aversão a qualquer tipo de dor, e sabendo que — por experiência própria do indivíduo — alguns procedimentos odontológicos podem causar certo desconforto, tendem a aumentar ainda mais o receio de procurar esse profissional.

2. Estresse ou trauma psicológico

Em geral, algumas pessoas podem ter odontofobia como resultado de um trauma ou estresse psicológico anterior. Além disso, também tem a questão de que algumas pessoas podem ter uma fobia específica de objetos ou lugares relacionados ao dentista, como agulhas ou cadeiras, por exemplo.

3. Falta de conhecimento

Ter medo daquilo que não conhecemos faz parte do ser humano. Dessa forma, esse mesmo processo se inclui na odontofobia. Como resultado, elas tendem a ter medo de ir ao dentista se não tiverem uma compreensão clara do que vai acontecer durante o procedimento.

Como tratar a odontofobia e superar o medo de ir ao dentista?

Sabendo das principais causas que geram a odontofobia em uma pessoa, está na hora de conhecermos as principais maneiras de tratar essa situação e superar o medo de ir ao dentista.

Veja abaixo algumas práticas importantes:

  • Encontre um dentista em quem você confie: é importante encontrar um dentista que esteja disposto a ouvir suas preocupações e trabalhar com você para tornar a visita ao dentista menos assustadora;
  • Converse com o seu dentista: fale com o seu dentista sobre o seu medo e explique o que o deixa mais nervoso. Dessa forma, ele pode ajudá-lo a relaxar e a sentir-se mais confortável durante o procedimento;
  • Procure ajuda profissional: se o seu medo de ir ao dentista estiver interferindo significativamente na sua vida diária, pode ser útil procurar ajuda profissional, como um terapeuta ou psicólogo. Assim, eles podem ajudá-lo a entender e gerenciar o seu medo.
  • Peça ao seu dentista para explicar o que está acontecendo: muitas vezes, o medo vem do desconhecido. Portanto, peça ao seu dentista para explicar o que está acontecendo durante o procedimento, para que assim, você saiba o que vai vir, e dessa forma, ficar mais tranquilo e confortável.

Gostou deste artigo? Sabendo das principais causas da Odontofobia e como efetivamente tratá-las, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o tema? Visite o nosso blog agora mesmo e confira outras dicas e conteúdos relacionados.

Conheça nossa clínica

Fale Conosco

Fonte do Artigo

Você pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais