Início » Novembro Azul: Centro Oftalmológico de Minas Gerais chama atenção para o mês mundial de combate ao Diabetes

Novembro Azul: Centro Oftalmológico de Minas Gerais chama atenção para o mês mundial de combate ao Diabetes

por Nossa Clínica

Home blog » Novembro Azul: Centro Oftalmológico de Minas Gerais chama atenção para o mês mundial de combate ao Diabetes

 

Além das campanhas de prevenção ao câncer de próstata, novembro também é conhecido como o mês da conscientização e prevenção ao diabetes. Uma doença que causa diversas complicações à saúde que pode levar até a cegueira.

 

Descuidar dos níveis de glicose no sangue, esquecendo-se da medicação, da restrição ao açúcar e de exercícios físicos, pode trazer, a longo prazo prejuízos também à visão. De acordo com Conselho Brasileiro de Oftalmologia, cerca de 40% das pessoas que sofrem com o Diabetes desenvolveram alterações oftalmológicas. O mês de novembro e especialmente no dia 14 (Dia Mundial do Diabetes) foi escolhido para ampliar a consciência global e chamar atenção sobre seus agravos na saúde da população.

Entre os sintomas mais comum do diabetes, sem controle, no que se refere aos olhos está a visão embaçada. Isso ocorre por causa do excesso de glicose no sangue provocando um inchaço do cristalino e diminuindo a capacidade de foco.

 

Um grave problema na visão que também pode decorrer principalmente em função do descontrole do diabetes, é a Retinopatia Diabética, doença que afeta seriamente a retina. Quando o diabetes não está controlado, a hiperglicemia desencadeia várias alterações no organismo que, entre outros danos, levam à disfunção dos vasos da retina. A Retinopatia Diabética é uma complicação microvascular mais comum do diabetes, sendo a principal causa de cegueira em adultos.

Dr. Gustavo Heringer

Dr. Gustavo Heringer – Presidente do Centro Oftalmológico de Minas Gerais

O Dr. Gustavo Heringer, presidente do Centro Oftalmológico de Minas Gerais, ressalta a importância de todo portador de diabetes incluir em sua rotina de cuidados o acompanhamento periódico junto ao oftalmologista. O oftalmologista destaca que: “quando o problema é detectado precocemente, as chances de controlar a doença são maiores, mas infelizmente muitas pessoas por falta de conhecimento, acabam buscando o acompanhamento tarde demais”.

 

 

Neste mês de novembro, o Centro Oftalmológico de Minas Gerais promove uma campanha de conscientização ao diabetes e convida toda a sociedade para apoiar a causa. Participe!

 

 

Saiba mais: www.centrooftalmologicomg.com.br

 

Fonte Original do Post

Você pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais